Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Rio Negrinho - “Projeto Ver” promove cerca de 140 cirurgias de catarata

A iniciativa faz parte do mutirão organizado pelo Governo do Estado através das prefeituras do Planalto Norte


 Clique para ampliar
 A Prefeitura de Rio Negrinho, através da Secretaria de Saúde, prosseguiu com o “Projeto Ver” na última semana. Cerca de 210 pessoas foram levadas aos hospitais de Campo Alegre e Joinville para consultas, exames e por fim a definição do procedimento. Destas aproximadamente 140, dado o grau da doença, já receberam a cirurgia. O projeto faz parte do mutirão coordenado pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras do Planalto Norte.

A catarata atinge aproximadamente 17% das pessoas com até 65 anos e 47% dos que têm entre 65 a 74 anos. Dados do Ministério da Saúde ainda revelam que no Brasil são realizadas mais de 450 mil cirurgias de cataratas por ano. A doença atinge diretamente a área cristalina do olho, a lente natural, responsável pela focalização da imagem. A cirurgia só é feita com encaminhamento de um oftalmologista, nela é feita a troca da lente opaca por um implante de uma lente artificial.

Segundo Fátima Mendes Afonso, secretária de Saúde, essa é uma oportunidade única para agilizar o procedimento a fim de promover a autonomia e liberdade para aqueles que possuem a doença. “Não conseguir ler e desempenhar as atividades com qualidade. Esses eram alguns relatos frequentes das pessoas que esperavam pela cirurgia”, conta. É a segunda vez que o projeto é executado, em sua primeira edição já atendeu cerca de 35 pessoas.

No mês de agosto também ocorrerá outra ação do “Projeto Ver”. Cerca de 80 pessoas aguardam para a cirurgia de Pterígio. Devido a exposição contínua dos olhos à luz solar, vento e poluição cria-se um tecido fibroso no canto direito. A falta de tratamento, colírio ou cirurgia, pode causar astigmatismo, vermelhidão e sensação de areia nos olhos.

 

Valores

O valor de cada cirurgia é de R$ 771,60, conforme tabela do SUS, mais R$ 250 de prêmio estipulado pela Comissão Intergestora Bipartite. O valor é custeado com fontes do Ministério da Saúde (MS) e do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde. “Fazemos todo um acompanhamento do processo junto a Prefeitura, isso inclui desde a documentação ao acompanhamento dessas pessoas até os hospitais”, conclui Fátima.

 

Sobre o CIR

A Coordenação da Comissão de Intergestores Regionais, (CIR), é um órgão de instância colegiada e permanente, constituído por gestores dos municípios de Santa Catarina. As decisões são tomadas em conjunto, conforme as disposições estabelecidas pelo Pacto pela Saúde (Portaria GM/MS 399 de 22 de fevereiro de 2006). Ao planejar os próximos passos, o conselho busca estimular as estratégias de qualificação do controle social.

Em fevereiro deste ano, foi realizado no auditório da Secretaria de Saúde, uma reunião com os 13 gestores municipais do Planalto Norte, que integram as gerências regionais de Saúde de Canoinhas e Mafra. Um dos pontos discutidos e que estão em andamento nesses últimos meses foi o fluxo das cirurgias de catarata na região. O foco do trabalho foi concentrar uma atenção redobrada aos casos e, especialmente, diminuir o tempo de espera nas filas.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA