Nesta semana foi sancionada a lei que denomina professor Lycurgo Aleixo de Nora o Centro de Educação Profissional (CEDUP) de Mafra. A lei, de autoria do deputado Silvio Dreveck (Progressistas), homenageia as inúmeras contribuições do catarinense para a educação e para o estado de Santa Catarina.
Lycurgo nasceu em 1932 em Iomerê, onde iniciou o Magistério. Em 1964, chegou a Mafra para exercer a função de inspetor regional. Entre outras atividades, foi professor, inspetor escolar, inspetor regional, coordenador regional de educação, diretor de unidade regional de educação e conselheiro do Conselho Estadual de Educação.
Conhecido por seu espírito empreendedor e liderança política, fundou colégios e promoveu a expansão de escolas básicas em 14 municípios, inovou na implantação do ensino para jovens e adultos e intensificou a realização de cursos de capacitação para professores.
Também teve efetiva participação na criação da Funorte, atual Universidade do Contestado, da APAE e do CEDUP. Fomentou, alem disso, o envolvimento dos pais com a comunidade escolar com a valorização das APPS.
Entre os prêmios, Lycurgo rcebeu o título de Cidadão honorário de Mafra, o prêmio Educador Elpídio Barbosa e a Medalha Anita Garibaldi, a maior honraria concedida pelo Governo do Estado.
O professor Lycurgo Aleixo Nora faleceu em 23 de fevereiro de 2012, deixando um grande legado para os catarinenses.