Se dissessem a você que o segredo do sucesso não está diretamente ligado a ter um alto QI - Quociente de Inteligência – e sim, em saber controlar seus sentimentos, ter Inteligência Emocional? Essa característica pode transformar o indivíduo em um ser humano de destaque, seja na vida profissional ou pessoal.
Evidente que ter habilidade racional, como ser bom em matemática ou utilizar a lógica, é um quesito positivo, mas por trás dessas características está a emoção. Isso porque, ao identificar suas emoções a tendência é que a pessoa consiga refletir e resolver conflitos que vivencia, com mais facilidade, podendo controlar seus impulsos, ou seja, avaliar e reconhecer seus sentimentos.
Mas alcançar a Inteligência Emocional exige treino e conhecimento. Para o professor Leandro Bova, que dará um curso focado no tema, o processo deveria iniciar na infância. Ele ressalta que muitos pais geram situações nos filhos que os deixam inseguros, com medo. “A educação tradicional não foca o desenvolvimento emocional, em geral, busca aprimorar a lógica das crianças, estimulando o racional. Dessa forma, chegamos a fase adulta sem termos educado esse outro lado, um aspecto fundamental”, diz Bova.
O trabalho do professor desenvolve, primeiramente, o autoconhecimento. O indivíduo descobre que nem sempre os sentimentos que geram “angústia” são negativos, a exemplo da ansiedade, que serve de alerta para que siga com cautela para evitar problemas. Demonstrando, novamente, um aspecto da inteligência emocional.
Saber controlar seu sentimento e dominá-lo, hoje, é fundamental para liderar e resolver questões cotidianas. “O treinamento das emoções pode dar um potencial de ganho fantástico às pessoas. As empresas estão buscando profissionais com maior inteligência emocional, já que o ambiente profissional fica mais saudável e consequentemente mais produtivo"”, afirma o professor.
Além de melhorar sua própria qualidade de vida, ter Inteligência Emocional acaba proporcionando um convívio mais pacífico, compreensivo, sem tantos julgamentos, melhorando, quem sabe, a intolerância que hoje existe na sociedade.
Quem quiser conhecer mais sobre Inteligência Emocional, treinar esse aspecto ou até mesmo captar as técnicas para transmitir nos consultórios, pode entrar em contato com o professor Leandro Bova. Nos dias 19 e 20 de maio e 23 e 24 de junho, o professor dará um curso completo e cheio de sabedoria sobre este tema, em São Bento do Sul e a ideia é expandir a temática para cidades de todo o estado catarinense. Será no Hotel Serra Alta. Mais informações: 47 9 9935 9802. As inscrições estão abertas.