Técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social participaram de uma Capacitação com o Tema: Referência e Contra Referência: Construção de Fluxos e de Corresponsabilidade entre Serviços e Assistência Social. O objetivo é estimular a reflexão sobre o conceito de referência presente nas normativas do Sistema Único de Assistência Social - SUAS e seu rebatimento para organização dos serviços e das proteções.
Na ocasião foi apresentado e discutido referenciais teórico-metodológicos sobre a concepção de referência e contra-referência entre serviços de CRAS e CREAS e analisado os desafios de construção de fluxos e de corresponsabilidade no cotidiano dos serviços, tendo como referência a matriz territorial e familiar.
“Essa capacitação foi essencial para compreendermos melhor as competências necessárias para uma ação articulada entre serviços da Assistência Social, para identificarmos os problemas e desafios e criar estratégias para minimizá-los”, disse Nadine Hacke Ribeiro, coordenadora do Cras, que esteve acompanhada da psicóloga Emilly Pscheidt, e das assistentes sociais Sueli Lima e Marivone Tonet.