• População deve separar o lixo e deixar nas lixeiras em frente às casas e estabelecimentos comerciais nos dias de coleta
A coleta de materiais recicláveis realizada pela Seluma acontece duas vezes na semana: as quartas e sextas-feiras, entre as 8 e 17 horas. A fim de atender as necessidades da população, a Prefeitura de Mafra por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano está realizando estudo para definir os melhores dias para coleta, podendo mantê-los ou ampliá-los, bem como os melhores horários.
Coleta especial
A partir do dia 13 deste mês, próxima sexta-feira, começa a ser feita a coleta seletiva especial, somente para atender o comércio. A partir das 18 horas os estabelecimentos comerciais podem deixar o material reciclável em frente aos imóveis para que o caminhão realize a coleta. A Secretaria informou que neste primeiro momento, este tipo de coleta vai atender o centro de Mafra, percorrendo as seguintes ruas: Felipe Schmidt, Tenente Ary Rauen, Gustavo Adolfo Friedrich, Marechal Floriano Peixoto e Coronel José Severiano Maia.
Lixo comercial
Grandes quantidades de lixo são geradas pelo comércio e serviços como bancos, restaurantes, bares, supermercados, lojas, hotéis, escritórios, entre outros. O lixo mais comum produzido é
composto de diversos tipos de resíduos, desde embalagens de plásticos, papelões, papéis, etc. “É visto um aumento considerável deste tipo de lixo. Portanto, vamos intensificar a coleta, visando a reciclagem. Também esperamos a colaboração dos estabelecimentos comerciais no sentido de separar os materiais orgânicos dos recicláveis”, lembrou a gerente de meio ambiente da Prefeitura, Amanda Renara Criminancio.
Destinação do lixo reciclável
Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel, caixas de leite.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.