Durante a manhã de hoje, 04, a Central de Operações da Policia Militar em Rio Negrinho (COPOM), recebeu denúncia anônima de que em uma residência no bairro Vista Alegre havia pássaros de espécies em risco de extinção e engaiolados.
Chegando à morada a guarnição conseguiu visualizar uma gaiola presa em uma árvore e o proprietário ao visualizar os militares tentou se evadir. Os policiais adentraram ao local e abordaram o masculino que estava em posse de 11 pássaros e mais duas armadilhas para a caça das aves, e em consulta ao nome do suspeito se constatou que ele já possuía diversos boletins por crime ambiental contra a fauna e atualmente se encontrava em regime de prisão domiciliar.
Já durante a tarde, policiais efetuavam rondas no bairro São Pedro, quando avistaram em frente a uma residência algumas gaiolas penduradas, notando que se tratava de animais silvestres os militares prontamente entraram em contato com o proprietário da casa, o qual não possui qualquer autorização para manter as aves em cativeiro.
No local a polícia militar apreendeu 5 gaiolas com aves das espécies, trinca-ferro, curió e coleirinho.
Os pássaros recolhidos foram encaminhados para a Policia Militar Ambiental (PMA) e os suspeitos responderão termo circunstanciado pelo ilícito ambiental tipificado no artigo 29 da lei de ambiental, além das demais medidas administrativas adotadas pela PMA.
“Segurança: Por pessoas do bem, para o bem das pessoas".