O Programa Farmácia Viva é um projeto da Secretaria Municipal de Saúde de São Bento do Sul que vem crescendo cada vez mais por conta do trabalho voluntário da comunidade do município.
O programa vem sendo realizado com a perspectiva de qualificar a saúde da população através das plantas medicinais. Além disso, destaca-se todo o trabalho realizado desde o início do projeto, em 2017, que gerou grandes expectativas por conta das plantas serem medicamentos que desempenham um papel importante em cuidados contra dores, inflamações, disfunções e outros incômodos, ampliando as alternativas de tratamento seguras e eficazes.
A Farmácia Viva é um conjunto de plantas medicinais que são indicadas para o tratamento das doenças e sintomas mais comuns e de menor gravidade. O projeto vem sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assistência Social e as Hortas Comunitárias, além de voluntários que se colocam a disposição para auxiliar no andamento do cultivo das plantas.
Conforme a farmacêutica e coordenadora do projeto, Ana Carla Koetz Prade, o programa iniciou com a fase da plantação e o cultivo com a ajuda da comunidade. “O plano agora é aplicar oficinas nas unidades de saúde do município para prestar auxílio e orientações necessárias sobre a identificação e o uso correto das plantas para a população”, finalizou.