Prefeito interino Marcio Dreveck percorreu o município para verificar as obras e ações que estão sendo realizadas pelo Samae de São Bento do Sul.
Nesta semana, o prefeito interino Marcio Dreveck percorreu o município para verificar as obras e ações que estão sendo realizadas pelo Samae de São Bento do Sul. Acompanhou o prefeito, o vereador Marco Redlich, e, representando o Samae, o presidente Fridolino Van Den Boom e o diretor técnico Luis Sergio Ferreira.
Um dos locais visitados foi o reservatório de água, no bairro Colonial, estratégico para o sistema de abastecimento de água do município. O reservatório está passando por manutenção e estão sendo investidos R$ 498 mil para a impermeabilização interna. De acordo com o presidente do Samae, Fridolino, a reforma tornará o reservatório mais eficiente, podendo o Samae utilizar todo o seu volume, que é de aproximadamente 3 milhões de litros, melhorando a segurança operacional no sistema de abastecimento de água.
Outro local visitado pelo prefeito foi as três estações compactas de esgoto que o Samae possui, atendendo o Parque Sueli, Loteamento Alpestre e Loteamento Wilfredo Weihermann. Segundo o Samae, já existe um projeto definido e o objetivo é transpor o esgoto para a estação de tratamento do bairro Cruzeiro. Com isso será eliminado despesas com licenciamento ambiental, análises terceirizadas e manutenções elétricas e mecânicas, e principalmente na eliminação de cheiro, o qual a população próxima às estações tem reclamando constantemente.
Além disso, já existe uma conversa com a empresa que irá construir a penitenciária no bairro Lençol, “Eles já nos procuraram, pois no projeto da penitenciária, existe a construção de uma ETE”, disse Fridolino. A ideia, segundo o Samae, é que o valor seja repassado ao Samae, que deve assumir a obra e interligá-la com o novo sistema de bombeamento de esgoto da Estrada Paraná. O Samae já está realizando através de empresa contratada a elaboração do projeto básico, o qual irá bombear até o sistema da Estrada Paraná. O prefeito interino também foi até a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE do bairro Cruzeiro, local que já está preparado para receber a ampliação da estação.
O Samae trabalha com um planejamento de ações de grande impacto em benefício da população são-bentense. Entre as ações, está o Local e Entrega Voluntária – LEV, a implantação de mais 8 ecopontos em vários locais da cidade, sendo 2 custeados pela iniciativa privada.
O Samae pretende retirar sua sede administrativa da área central, mudando para a rua João Wenceslau Pscheidt, no antigo Campo da Realeza, construindo uma nova sede para atender tanto o setor administrativo, quanto a parte técnica, com espaço para garagem e almoxarifado.
Também está sendo tratada a questão dos resíduos sólidos, em parceria com a Cooperativa de Catadores. O objetivo é construir um galpão três vezes maior no Aterro Sanitário, retirando o trabalho da área urbana e levando-o para uma área específica e adequada.