No dia 27, a escola municipal de educação básica Selma Teixeira Graboski promove a Conferência Nacional Infanto Juvenil de Meio Ambiente. O evento será realizado no salão paroquial da igreja Cristo Rei, no bairro São Rafael, inicia às 8h, e é aberto a toda a comunidade.
A Conferência é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Esta edição o tema é “Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, e acontecerá em quatro etapas: na escola, regional, estadual e nacional. “Durante a conferência, estaremos elegendo o delegado e o suplente que representará Rio Negrinho nas próximas fases”, explicou a professora de Geografia Cristiane Gelowate Rueckl, que juntamente com as diretoras Simone Aparecida de Borba e Alcione Tureck Anhaya organizam o evento na cidade.
Durante a conferência, além da comunidade, estarão envolvidos estudantes de 11 a 14 anos, ou seja, do 6º ao 9º ano. De forma pedagógica e participativa o objetivo da mobilização é reunir estudantes, professores e comunidade escolar para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, a partir da utilização da água pela humanidade que depende da sua disponibilidade, da realidade socioeconômica e cultural, das formas de captação, tratamento e distribuição.
Para a última etapa, serão selecionados 19 alunos como ‘delegados’ para apresentar e representar os trabalhos de Santa Catarina em Brasília. Incluindo um de cada modalidade, sendo educação quilombola, indígena, assentamento rural e educação especial.
Resfriar o ginásio
A Conferência na escola envolve toda a comunidade escolar, de todos os turnos sem restrição de faixa etária e série, para dialogar sobre como transformar a unidade em um espaço educador sustentável, aprofundando o debate sobre o tema da Conferência em nível local. Além disso, cada escola deve trabalhar um projeto durante a conferência e o Selma tratará sobre o resfriamento do ginásio da escola, usando sistema de aspergimento de água da chuva sobre o telhado. “Este é um projeto que já temos há algum tempo, e queremos colocar em prática. Ele consiste em captar água da chuva, e usar essa água para refrigerar as telhas”, explica Cristiane.
Durante a conferência o projeto será apresentado e o objetivo é buscar parceiros para que o projeto seja colocado em prática. “Acreditamos que ele dará mais conforto aos alunos que usam ginásio para as atividades”, ressalta a professora de Geografia.