Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Malon critica forma de cobrança do SAMAE

Quarta, 21 de março de 2018

 

Na sessão de segunda-feira (19), o vereador Fernando Mallon (MDB), criticou a nova forma de cobrança adotada pelo SAMAE – referência a TBO – Tarifa Básica Operacional. O parlamentar criticou arduamente à administração de Magno Bollmann e Márcio Dreveck de ter omitido em período eleitoral, de que a cobrança da água seria apenas o corresponde aos metros cúbicos consumidos.

Durante seu pronunciamento na palavra livre, o ex-prefeito mencionou que na época de eleição, o que mais se ouvia, era que as pessoas deixariam de pagar os 10 (dez) metros cúbicos. E que passariam a pagar apenas o que consumissem. “Ninguém, na época de eleição, ouvir falar da TBO – Tarifa Básica Operacional. Criando uma expectativa, de que o valor pago seria menor. Mas ninguém falou que iria ser pago o que consumisse, [mais a TBO]. Eles omitiram isso”, disse Mallon, em referência ao plano de governo usado pela atual administração no período eleitoral.

O parlamentar subiu o tom das críticas quando mostrou uma tabela com o valor cobrado atualmente por metro cúbico, e o valor pago antes da implantação da TBO. “Agora vocês vão pagar o que consumir e novamente reitero, mais a TBO. Isso a atual gestão foi omissa no plano de governo. Até perguntei ao vereador Redlich de como era feito o calculo para a cobrança, e me falou que existia o escalonamento. O que não me responderam, é que, os que consomem mais que nove metros cúbicos, pagarão a diferença de quem consome menos. Daqui a dois meses eu vou protocolar um requerimento de informação para saber se diminuiu o faturamento do SAMAE. A verdade é que vai haver um aumento significativo no faturamento da autarquia. O que ninguém sabia, é que, quem se enquadrar em outra faixa de consumo, além dos 9 (nove) metros cúbicos, pagará a diferença de quem consome menos”, criticou Mallon.

O emedebista foi enfático: “Eu sempre falo, o perigo não está aonde se é dito as coisas, e sim, o que se deixa de falar. A administração atual foi omissa. Aí, o vereador Redlich comenta que a autarquia vai mexer na taxa de coleta de lixo. Isso foi explicado no plano de governo? Foi dito nesse plano de governo que iria ser investido em Educação e tal, mas cadê os uniformes escolares? Pela primeira vez, a verdadeira tabela sobre a cobrança da água está sendo mostrada”, enfatizou Mallon.

Em contraponto, o vereador Marco Redlich (PP) respondeu: "O que nós fizemos foi mudar a forma da cobrança, e tornar ela mais justa. Tudo isso foi discutido em audiência pública que o senhor não participou”. Mallon rebateu: “Aqui nessa Câmara de Vereadores que eu tenho direito a voto. Aqui, vamos discutir tudo que é relevante e necessário para nossa cidade. Nós não tivemos como discutir a TBO aqui, porque essa tal tarifa não passou pela apreciação dos vereadores. Reitero novamente, a atual administração foi omissa. Quem consumir mais, pagará a diferença de quem consome menos. Haverá um aumento no valor pago.” Mallon acrescenta: “As pessoas pagarão o que consumir, mais a TBO. Não será apenas o valor pelos metros cúbicos consumidos. Será o consumo, mais a TBO.”



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA