A Prefeitura de Rio Negrinho promoveu nesta terça-feira, a abertura das oficinas do programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas trabalho), com as famílias atendidas no CRAS. A ação deverá envolver em torno de 600 pessoas, com idade variando entre 14 e 54 anos. Para o programa, foi firmada uma parceria com o Senai, que será o responsável em ministrar as oficinas, que abordam sobre orientação e preparação para o mercado de trabalho, planejamento do futuro profissional, identificação de perfil pessoal, elaboração de planejamento de carreira e empreendedorismo.
O Acessuas busca a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da articulação, da mobilização e da integração ao mundo do trabalho. A iniciativa parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização. A ação inclui o encaminhamento e acompanhamento de pessoas de 14 a 54 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social, para uma oportunidade de trabalho e emprego. O Acessuas tem como eixos o desenvolvimento de habilidades pessoais na busca de um protagonismo, orientando e facilitando o acesso a oportunidades do mundo do trabalho.
Presente na primeira aula, o prefeito Julio Ronconi ressaltou a importância da capacitação para que os jovens possam atingir seus objetivos profissionais. “As pessoas que estão mais bem preparadas para lidar com as exigências do mercado de trabalho, têm maior possibilidade de conseguir a vaga”, frisou.
Conforme a secretária de Assistência Social Giseli Ruckl Anton, foram realizadas ações de busca efetiva do público-alvo, formado por pessoas inseridas no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). “Fizemos visitas, contato telefônico, onde foram realizados os cadastros e seleção por faixa etária”, explica ela.
Cada turma terá seis encontros ao todo, e ao final de duas oficinas, cada participante já recebe o certificado. Pessoas que se enquadrem nos pré-requisitos e queiram participar das oficinas, podem contatar diretamente a Secretaria de Assistência Social, através do telefone 3644-2233.