Professores, diretores, coordenadores pedagógicos, atendentes educativos e auxiliares de biblioteca da Pré-Escola ao Ensino Fundamental, além da Emeja e do Centro de Autismo participam nesta segunda-feira (19), de parada pedagógica sobre a Diretriz Curricular da rede municipal de ensino, a Base Nacional Comum Curricular e a Conferência Nacional de Educação.
Pela manhã os profissionais foram divididos em nove polos instalados nas escolas municipais para debater sobre a Diretriz Curricular da rede municipal de ensino e a Base Nacional Comum Curricular. “Esta é a segunda etapa de estudos. A rede municipal de ensino, já em 2017, quando alinhou as metas do Plano Municipal de Educação, discutiu na equipe técnica da Secretaria de Educação a necessidade de reestruturar a Diretriz Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental, uma vez que a construção deste material data o ano de 2010”, explicou a secretária de Educação, Rosemari Strack Cândido.
“Além disso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017, e o documento define o que todos os alunos têm o direito de aprender e será referência para a reelaboração dos currículos em todas as redes e escolas do país. Para que a BNCC chegue às salas de aula será preciso muito planejamento e estudos”, completou a secretária.
Assim, o trabalho de estudos referente às diretrizes curriculares do município e da base nacional comum curricular iniciou no dia 6 de março de 2018, o Dia D – Dia Nacional de Discussão sobre a BNCC, onde todas as 50 unidades educacionais realizaram dinâmicas de apresentação da BNCC aos professores, funcionários, alunos e pais, para que toda a comunidade escolar tenha compreensão do quê este documento representa para a educação.
“Dando continuidade aos trabalhos, nesta segunda-feira acontecem as primeiras discussões, reflexões, estudos e análises que necessitam de reconstrução na Proposta Curricular da Rede de Ensino, alinhados às considerações da BNCC, que é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica”, disse Rosemari.
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), A Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
Os polos - No polo instalado na Escola Básica Municipal Baselisse Carvalho Ramos Virmond estão reunidos os profissionais das escolas básicas Alexandre Pfeiffer e Prefeito Antonio Treml, Centro de Educação Infantil Municipal Castelo Encantado e Escola Muncipal de Jovens e Adultos -EMEJA.
As escolas básicas Professor Carlos Doetsch, Garibaldina Silveira Fuginaga e Maria Waltrudes de Vasconcellos Kruger, e Centros de Educação Infantil Municipal Peter Pan e Vera Lucia Drechsler Kitzberger participam da parada pedagógica na Escola Básica Municipal Professora Adélia Lutz.
Os profissionais das escolas básicas Professora Aracy Hansen, Denise Christiane Harms e Dr. Hercílio Malinowsky e dos Centros de Educação Infantil Municipal Sonho Meu e Pastor Adolf Prinz estão no polo da Escola Básica Municipal Sophia Schwedler.
O polo da Escola Básica Municipal Professora Lúcia Tschoeke recebe os profissionais das escolas básicas Annelize Beckhauser Mallon e Rodolo Berti, e dos Centros de Educação Infantil Municipal Amor Perfeito e Pingo de Gente.
Na Escola Básica Municipal Emílio Engel, estão as escolas básicas Prefeito Alfredo Diener, Prefeito Henrique Schwarz, Professora Maria Ferreira Ziemann e Coronel Osny Vasconcellos.
Na Escola Básica Municipal Dalmir Pedro Cubas, as escolas básicas Presidente Castelo Branco e Professor Newton Mendes, o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado para Autismo Professora Maria Celeste Novack, e os Centros de Educação Infantil Municipal Algodão Doce, Nosso Mundo, Tempo Mágico e Tico e Teco.
No Centro de Educação Infantil Municipal Sossego da Mamãe se reúnem Pré-escola Municipal Ernesto Venera e Centros de Educação Infantil Municipal Neide de Fátima Lobermayer e Trenzinho Maluco. Já na Pré-escola Municipal Cantinho do Céu, os Centros de Educação Infantil Municipal Pica-Pau, Raio de Sol e Vereador Silvio Ivens Grossl.
E no polo da Pré-escola Municipal Vereador Alexandre Garcia, as pré-escolas Abelhinha Feliz, Criança Feliz e Professora Ladir dos Santos, e o Centro de Educação Infantil Municipal Pequenos Passos.
Conferência Nacional - À tarde os profissionais retornaram a suas unidades, onde debateram sobre a Conferência Nacional de Educação – CONAE 2018, que tem como objetivo monitorar e avaliar o cumprimento do Plano Nacional de Educação, suas metas e estratégias e propor políticas e ações.
A CONAE 2018 possui 8 eixos para estudos e debates e São Bento do Sul trabalha com o eixo III, que trata sobre “Planos decenais, SNE e gestão democrática: participação popular e controle social”. “Após leitura e estudo dos profissionais e comunidade de São Bento do Sul do eixo III, será analisado o que está estruturado no Plano Municipal de Educação, os avanços e desafios com propostas de melhorias na perspectiva da Gestão Democrática”, explica a secretária de Educação.
Na sexta-feira (23), uma comissão de delegados composta por aproximadamente 20 membros participará, no auditório da Secretaria de Educação, da etapa preparatória para a fase Intermunicipal, programada para o dia 28 de março, na AMUNESC. “Nesta etapa os municípios de Rio Negrinho, Araquari, São Bento do Sul, Garuva, Campo Alegre, Balneário Barra do Sul e Itapoá farão apresentação e discussão dos oito eixos da CONAE, podendo ocorrer durante a conferência três tipos de emendas: Aditivas, Supressivas e Substitutivas”, explica Rosemari.
A etapa estadual da CONAE será em Florianópolis, nos dias 23 e 24 de julho, e a etapa nacional, em Brasília, nos dias 21, 22 e 23 de novembro.