Pessoas que desejam castrar cães e gatos gratuitamente podem se inscreverno Programa de Castração da Prefeitura de São Bento do Sul, até o dia 31 de março. O programa atende famílias de baixa renda com até três salários mínimos e as castrações são realizadas no Centro de Zoonoses, localizado na Vigilância Sanitária, no prédio do Centro de Vigilância à Saúde.
Para participar do programa a pessoa deverá se enquadrar no quesito baixa renda, retirar a ficha cadastral disponível na recepção da Prefeitura, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou na Vigilância Sanitária, e preencher todos os dados com comprovante de residência e comprovante de renda de todos os moradores da residência que trabalham. A ficha poderá ser entregue em qualquer um dos três locais.
O processo segue então para análise e caso aprovado, o proprietário do animal será chamado para participar de uma palestra, onde todas as informações quanto aos procedimentos pós-operatórios são repassadas. Em seguida é feito o agendamento da cirurgia.
“Um veículo do Centro de Zoonoses é deslocado à residência para recolher o animal. Ele então é trazido para o centro, onde permanece pelo tempo necessário para o procedimento cirúrgico e então é devolvido para o dono”, explica a veterinária responsável pelo projeto de castrações, Gabriella Mattos.
Durante a cirurgia, o animal recebe um microchip de identificação. Nele constam todos os dados, incluindo endereço do proprietário. Mais informações através dos telefones 3635-4234 ou 3635-2228.