A administração municipal, através da Secretaria de Educação, e com o apoio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo vem trabalhando em um grande levantamento para realização de Projetos Preventivos Contra Incêndio, que contemplarão todas as unidades educacionais do município.
Desde o mês de janeiro, quando o prefeito Magno Bollmann esteve reunido com o Tenente Bruno Souza de Albuquerque, da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul, com a secretária de Educação Rosemari Strack Cândido, secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Claudio Schuves, e o procurador Giancarlo Grossl, a equipe iniciou os trabalhos para um levantamento completo sobre a situação de todas as unidades escolares do município.
Os trabalhos iniciaram com um levantamento de todos os projetos cadastrados junto ao Corpo de Bombeiros, onde o Engenheiro Civil Marcelo Laynes Milla, da secretaria de Educação, buscou os projetos para verificar em cada uma das 50 unidades educacionais a situação atual de cada caso.
O levantamento realizado conta com apoio também da secretaria de Planejamento e Urbanismo, que destinou dois profissionais para atuar também com os projetos na secretaria de Educação. Um dos profissionais inclusive está em tempo integral dedicando-se a estes projetos, enquanto que o segundo profissional está integralmente envolvido com demais projetos para as unidades escolares.
Conforme a secretária Rosemari, a Secretaria de Educação conta somente com o engenheiro Marcelo, e o volume de demandas nesta área dentro da secretaria é muito elevado, por isso a parceria com o Planejamento e Urbanismo é essencial para que possamos elaborar todos os projetos necessários.
O secretário Luiz Claudio Schuves destinou dois profissionais da equipe para trabalhar integralmente na Educação. "Nos reunimos em janeiro e definimos que estaríamos destinando os profissionais para atender as demandas da Educação. São muitos projetos a serem desenvolvidos, e a contratação dos serviços envolveria um alto custo para a administração. Assim realizaremos os trabalhos nós mesmos", explicou.
Para o engenheiro Civil Marcelo Laynes Milla, da Secretaria de Educação, que está a frente do levantamento junto ao Corpo de Bombeiros, foi verificada a necessidade de elaboração dos projetos e adequações referente a sistemas preventivos de combate a incêndio. “O trabalho é realmente grande, e a parceria com a Secretaria de Planejamento e Urbanismo realmente vem somar positivamente para que possamos realizar todos os projetos necessários para as unidades escolares”, disse.
Investimentos próprios
Neste primeiro momento foi imprescindível o levantamento realizado junto ao Corpo de Bombeiros para avaliar a situação dos projetos cadastrados na corporação.
Segundo o engenheiro Marcelo Laynes Milla, das 50 unidades escolares do município, 35 necessitam de adequações ou novos projetos preventivos contra incêndio e 15 unidades já possuem projetos completos aprovados nos Bombeiros. Também será necessária a apresentação de projetos para rotas de fugas nas unidades.
Caso os projetos fossem contratados por terceiros, o custo para a elaboração destes giraria em torno dos R$ 200 mil. Mas como os projetos serão realizados pela equipe interna, não haverá este custo extra para a administração. Marcelo ainda comentou que o tempo necessário para a Secretaria de Educação aprovar todos os projetos nos Bombeiros será em torno de dois anos, devido ao volume a ser preparado e apresentado.
Mas estes valores que giram em torno dos R$ 200 mil serão somente para a elaboração dos projetos, não contemplando a sua execução, que, segundo Marcelo, pode ultrapassar a casa dos milhões de reais para todos os prédios da educação.
Para a secretária de Educação Rosemari Strack Cândido, a necessidade de elaboração e aprovação dos projetos é imediata. “Já iniciamos estes trabalhos. Quanto à execução, verificaremos os prazos necessários e iremos em busca de recursos junto aos governos Estadual e Federal, e ainda junto aos deputados, pois são cifras altíssimas cujo orçamento existente não consegue atender. Vamos trabalhar seriamente e dar um passo de cada vez”, completou.