O projeto Circuito de Cicloturismo do Vale do Itapocu, que soma 250 quilômetros e percorre seis municípios, está em fase de validação e a previsão é que o trajeto seja testado no início de março. O lançamento oficial aos cicloturistas deve ocorrer no início do segundo semestre. A divulgação será dirigida e envolverá o trade relacionado ao turismo de aventura. Jaraguá do Sul encabeça o projeto por meio da Diretoria de Turismo, ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo.
De acordo com o diretor de Turismo de Jaraguá do Sul, Marcelo Nasato, o levantamento do trajeto foi iniciado em dezembro de 2017, executado pela empresa Control Metric, de São Bento do Sul, que atua no mapeamento de circuitos esportivos. A empresa foi a responsável pelo Circuito das Araucárias, que engloba os municípios de São Bento do Sul, Rio negrinho, Campo Alegre e Corupá, integrantes do Consórcio Quiriri.
O Circuito de Cicloturismo corta os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Corupá, passando também por Pomerode, previsto para ser executado em seis dias. O projeto recebeu investimento aproximado de R$ 30 mil do município de Jaraguá do Sul, que inclui levantamento técnico, elaboração e impressão do guia de cicloturismo, placas de sinalização e 12 paraciclos, a serem instalados ao lado do estacionamento da Scar (Sociedade Cultura Artística), que é ponto de partida e chegada do circuito.
A expectativa é impulsionar o turismo atraindo ciclistas que apreciam conhecer as cidades pilotando uma bicicleta. “Acreditamos que esse circuito pelo Vale do Itapocu vai gerar um incremento na economia da região como um todo”, resume Marcelo Nasato.
“Girando com Elas” abre calendário dia 10
Prepare a “magrela” e a disposição! O Calendário de Cicloturismo 2018 abre dia 10 de março com o Girando com Elas – Pedal Dia Internacional da Mulher, com destino ao Vale Tombado do bairro Rio da Luz. As inscrições estão abertas por meio do www.pedalajaragua.com.br e as vagas são destinadas a iniciantes, limitadas a até 150 participantes. A concentração será às 13h no Parque Malwee, com saída às 13h30. Serão 30 quilômetros de percurso. O encerramento prevê café colonial na Choupana Schroeder, no Rio da Luz.
O evento é organizado pelo Pedal da Mari e Pedala Jaraguá, com apoio da da Diretoria de Turismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul. Haverá venda de bandanas da primeira etapa a R$ 5, com renda revertida à RFCC (Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul).
Informações adicionais sobre a abertura do calendário e as demais etapas deste ano podem ser obtidas com a organizadora Marinês Ronchi (47) 99973-3167, ou na Diretoria de Turismo (47) 2106-8094, turismo@jaraguadosul.sc.gov.br.
A programação anual, que tradicionalmente atrai ciclistas de outras cidades, terá oito etapas e se estende até o início de dezembro. De acordo com o supervisor de Turismo Raul Henrique dos Santos, esse é o quinto ano que a Diretoria de Turismo apoia as ações de cicloturismo. O órgão é ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo. “Em média, por etapa, temos em torno de 250 participantes de 25 cidades. Além de Santa Catarina, temos inscritos de outros estados, como Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo”, atesta Raul. Confira a seguir o Calendário de Cicloturismo 2018:
Calendário de Cicloturismo 2018
10/03 - Girando com Elas (Rio da Luz - Vale Tombado)
06/05 - O Manso é para os Bravos (Jaraguá do Sul)
19/05 - Girando com Elas (Chiesetta Alpina)
17/06 - A Jararaca te leva ao Vale dos Búfalos (Jaraguá do Sul - Corupá)
28/07 - Girando com Elas (Jaraguá do Sul - Corupá)
30/09 - Na Terra da Banana (Jaraguá do Sul - Corupá - São Bento do Sul)
25/11 - Vale das Hortênsias (Jaraguá do Sul - Rio do Júlio)
09/12 - Grande Pedal de Confraternização (Parque Municipal de Eventos - Jaraguá do Sul)