Uma reunião nesta terça-feira (27) definiu os últimos detalhes do cronograma do São Bento Sempre Limpa. Neste ano, o programa terá nove edições e a primeira delas ocorre no dia 17 de março, nos bairros Brasília, Centenário, Vila São Paulo e Bela Aliança.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Amarildo de Jesus, o Programa São Bento Sempre Limpa se consolidou no município. “Inúmeras ligações são atendidas no setor, onde a comunidade pergunta que dia começará o programa. É uma ação que tem todo o apoio da população e isso é muito importante. São materiais recolhidos e que são destinados de maneira correta”, comenta.
O cronograma segue com edições no dia 14 de abril nos bairros Rio Vermelho Estação, Rio Vermelho Povoado, Rio Natal e Ano Bom. No dia 19 de maio no Cruzeiro, Oxford e Ponte dos Vieiras. O Centro e o Progresso recebem a edição do dia 16 de junho. Já no dia 7 de julho é a vez do Lençol e Alpino. Fundão, Mato Preto e Dona Francisca são os bairros contemplados no dia 18 de agosto. No dia 15 de setembro nos bairros Boehmerwald, Rio Negro e Colonial. No dia 20 de outubro nos bairros 25 de Julho e Schramm. E, no dia 10 de novembro, nos bairros Serra Alta, Vila Pilz e Sertãozinho.
Em cada edição, realizada das 8 às 13 horas, os moradores podem deixar itens como madeira, ferro, vidro, alumínio, metal, cobre, bronze, óleo de cozinha, garrafas, papéis, papelão, isopor, latas e plásticos em frente às residências e comércios que equipes percorrerão os locais para recolhimento. Os materiais então são separados e destinados à Cooperativa de Catadores. “É importante frisar que não são recolhidos materiais de construção, lâmpadas e pilhas”, disse Amarildo.
Recorde – No ano passado, o Programa São Bento Sempre Limpa registrou um número recorde de materiais inservíveis coletados. Foram 144,1 toneladas de itens que, em sua maioria, seriam destinados incorretamente no meio ambiente.
O programa conta com o apoio e realização de: Defesa Civil, Samae, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Obras, Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável e Transresíduos.