Desde sexta-feira (23) uma equipe da Secretaria de Obras vem trabalhando na estrada Schramm para acabar com um problema antigo da região: os alagamentos em um trecho da via e de propriedades vizinhas.
Conforme comentou o secretário de Obras Márcio Dreveck, este é um problema antigo e muito solicitado pela comunidade. “Depois do último alagamento ocorrido recentemente tivemos que intervir para sanar o problema. Abriremos a pista e um bom trecho de propriedades particulares para implantar a rede de tubo que deverá evitar esses alagamentos no futuro”, explicou.
Nesta grande operação serão implantados 120 metros de tubos com 1 metro e diâmetro, e mais 30 metros com 60 centímetros de diâmetro. Os tubos maiores contribuirão para que um córrego que causa os alagamentos seja canalizado em direção ao rio, contribuindo para o escoamento de toda a água, evitando o acúmulo e alagamentos nas áreas de grama e na pista durante os fortes volumes de chuvas.
Durante a segunda-feira (26) parte da tubulação foi implantada para liberar o acesso dos veículos em um trecho da pista. O Samae também acompanhou as obras, pois como há tubulação de água e ainda a adutora do Samae no trecho aberto, um profissional ficou de prontidão para sanar qualquer problema que pudesse ocorrer.
Cristina Tascheck, que reside na Estrada Schramm há 44 anos está contente com o serviço realizado. “Dou graças a Deus que estão fazendo isso. Quando alaga tudo aqui nem o carneiro tem grama para se alimentar. Eu já pedia há muitos anos para resolverem o problema dos alagamentos”, disse.
Leocádia Tascheck, que também reside na Estrada Schramm comentou que "havia épocas em que era necessário dobrar as calças para passar pelas áreas alagadas quando saíamos para o trabalho. Agora parece que vai resolver o problema", comentou.
Os trabalhos ainda prosseguirão ao longo da semana, porém, com a pista liberada para o trânsito. As máquinas abrirão caminho para implantação da tubulação dentro de propriedades particulares, até chegar ao riacho onde a água será tubulada para escoar em direção ao rio, o que evitará os alagamentos.