Nos últimos dias, a Central de Operações da Polícia Militar (COPOM) em Rio Negrinho, tem recebido ligações sobre falsos sequestros, em que os ditos sequestradores exigem pagamento para liberação de um familiar, que seria o refém.
Em todas as ocorrências, o modo em que o autor do golpe age é similar. As vitimas recebem ligações, nas quais uma pessoa diz ter sequestrado um familiar (pai, mãe, avó, filho), e que mantém o mesmo como refém, solicitando que o valor do resgate seja depositado em uma conta; em outros casos registrados, os criminosos também solicitaram créditos para telefones celulares.
Os autores utilizam-se do momentâneo abalo psicológico das vitimas, fazendo com que elas acreditem que um familiar esteja em cárcere privado e sofrendo ameaças dos supostos autores.
A Polícia Militar orienta a população que caso receba esses tipo de ligações, não entre em pânico e tente primeiramente entrar em contato com o familiar supostamente sequestrado, e caso não consiga efetuar o contato com a pessoa, ligue para o COPOM (emergência 190), e informe os policiais sobre a ação delituosa.
Jamais efetue o depósito nas contas repassadas pelo golpista, e caso perceba estar sendo vitima do golpe desligue o telefone imediatamente e entre em contato com a Polícia Militar, para a lavratura do boletim de ocorrência.
“Polícia Militar de Santa Catarina por pessoas do bem, para o bem das pessoas”.