O Ministério da Saúde realiza entre os dias 12 e 15 de março, no Rio de Janeiro, o I Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Pública - PICS. E, São Bento do Sul estará presente apresentando dois trabalhos sobre o Programa Farmácia Viva, coordenado pela farmacêutica Ana Carla Koetz Prade, da Secretaria de Saúde.
Segundo a farmacêutica, o congresso tem o intuito de constituir fóruns de discussão internacional para integração e troca de experiências entre os profissionais e gestores das diversas práticas integrativas, tanto do Brasil como de outros países. “O objetivo é ampliar o debate sobre a utilização e propagação dessas práticas nos Sistemas Nacionais de Saúde, aprofundar os conhecimentos e discutir os avanços das incorporações das práticas integrativas e complementares”, explica.
O congresso possibilita ainda, aprofundar os conhecimentos e discutir os avanços das incorporações das PICS nos cenários internacional e nacional, permitindo o compartilhamento de experiências quanto à sua implantação e gestão pelos países que já as contemplam em seus sistemas oficiais de saúde, como Alemanha, Suíça, Estados Unidos, China e Índia. “Os quatro dias de evento contarão com grande variedade de informações difundidas e conhecimentos compartilhados por meio de palestras, workshops e mesas redondas, vivências, espaços de cuidado em práticas integrativas e complementares com a participação de autoridades em saúde de diversos países”, conta Ana Carla.
Durante o evento, o Programa Farmácia Viva será apresentado pela farmacêutica. “Os trabalhos foram submetidos a avaliação técnica por uma comissão com 84 avaliadores e foram contemplados para serem apresentados durante o congresso. Este é um grande prêmio para nosso município, demonstrando que estamos na vanguarda dos programas de cuidado à saúde da população, em consonância com as tendências mundiais em saúde pública”, comemora.
O I Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública marcará a estreita colaboração de organizações importantes: Ministério da Saúde e Câmara dos Deputados, por meio das Frentes Parlamentares Mistas de Práticas Integrativas em Saúde e de Educação. E receberá também apoio da International Academy of Ayurved, da International Maharishi AyurVeda Foundation e da RedePICS.
O projeto – O Programa Farmácia Viva foi implantado em São Bento do Sul no ano passado, onde plantas usadas tradicionalmente pela população e que tenham seus efeitos comprovados cientificamente são cultivadas nas Hortas Comunitárias e distribuídas gratuitamente à população, abordando sempre o seu uso racional.
O atendimento à população é realizado nas segundas-feiras na horta do bairro Centenário, e nas terça-feiras na horta do bairro Serra Alta, das 7h30 às 12 horas.
As pessoas que procuram atendimento podem levar mudas e orientações sobre o uso correto da planta e suas contra-indicações, passando pela avaliação da farmacêutica.