Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.
Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA, MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.
Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br
Autor de 35 livros de crônicas, contos, poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.
Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.
Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.
Viajar é sempre muito bom. Estamos de novo passeando pela Europa e depois de passar duas semanas em Portugal, hospedados em Lisboa e viajando para o Porto, Braga, Cascais, Sintra, Guarda e Serra da Estrela – onde pegamos temperaturas negativas, Covilhã, Manteigas, etc., estamos na França. Vamos voltar para Lisboa, dentro de mais uma semana, mas estamos agora em Nice.
A Côte D´Azur é belíssima, de fato, e Nice, onde estamos, é uma cidade encantadora, histórica e moderna, grande. A Baía dos Anjos é belíssima, uma praia enorme e linda com a cidade chegando até a orla, em praticamente toda a sua extensão. Fomos à Colina do Castelo, onde se localizava o Castelode Nice, ou "Le Chateau". Apesar do nome, esse castelo, que data do século XI, era uma fortificação com uma vista maravilhosa para o mar azul turquesa e que, depois de capturada por tropas francesas, foi destruída. Hoje só restam poucas ruínas do castelo, mas o alto da colina tem uma vista de toda a cidade, fenomenal.
Temos andado pela cidade, conhecido seus parques, sua arquitetura, sua comida, sua gente, as feiras - imensas, mercados, sua história. Sua cultura. Muitas livrarias e bibliotecas pela cidade, então vamos aproveitar e compra alguns livros na língua local, pois estamos aprendendo francês.
No sábado, dia 10 de Fevereiro, saímos da cidade, fomos à Itália, em Ventimiglia. Comemos massa, passeamos, fizemos compras. Já de volta à França, conhecemos o Troféu de Augusto. O Troféu de Augusto é um imponente monumento romano que se encontra a 480 metros de altitude na comuna de La Turbie, no departamento francês de Alpes Marítimos, a pouca distância do Principado de Mônaco. A vista, lá no Troféu de Augusto é espetacular. De lá tem-se uma vista privilegiada do Principado de Mônaco, logo abaixo, e mais da França e da Itália.
E por falar em Mônaco, no dia 11 vistamos o Principado de Mônaco, interessantíssimo e muito bonito. O Principado de Mônaco é uma cidade soberana e, portanto, um microestado situado no sul da França. Fazendo costa com o mar Mediterrâneo, o principado, fundado em 1297, fica a menos de 20 quilómetros a leste da cidade de Nice e 20 quilómetros a oeste da cidade de Ventimiglia. Visitamos o Palácio do Príncipe de Mônaco (vejam fotos na minha página do Face) e o Museu Oceanográfico.
Há muito o que se ver ainda por aqui. Tanta na França como em Portugal. Essa região da Europa é riquíssima. Em cultura, em arte, em natureza, em tudo.