Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o Seminário Alfabetização, realizado nos dias 12 e 13 de dezembro, em São Paulo, discutiu a Gestão da Aprendizagem na Alfabetização, com palestras e relatos de experiências de escolas públicas, de 27 estados.
A Undime-SC esteve representada pela secretária executiva, Luana Costa de Córdova, que, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC), selecionaram, com base nas indicações do MEC, a unidade de ensino municipal Emílio Engel, de São Bento Sul, para representar o Estado nos relatos de boas práticas. A indicação se deu pelo desempenho na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), no qual a escola obteve a melhor nota em leitura e escrita.
A unidade foi representada pela professora alfabetizadora, Luana Viesniewsky Rosá, e a coordenadora, Adriana Piekarsk, que explanaram sobre “A percepção da importância do monitoramento da aprendizagem na etapa da Alfabetização”.
Além dos relatos, houve debates acerca do Domínio da Linguagem, BNCC e a Alfabetização e apresentação do novo programa “Mais Alfabetização”, com a escolha do grupo de trabalho que irá atuar com as estratégias de implantação, competências e perfil do assistente pedagógico que o programa prevê.
Por Bruna Carvalho
Undime-SC