Na manhã de quarta-feira (13), os prefeitos Magno Bollmann (São Bento do Sul), Julio Ronconi (Rio Negrinho) e João Gottardi (Corupá), estiveram na Assembléia Legislativa do Estado - Alesc, para uma reunião com o presidente da Alesc, deputado Silvio Dreveck, e com o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin.
O motivo da reunião solicitada pelo prefeito Magno Bollmann, também presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri, foi de novamente trazer à pauta a solicitação de recursos para a construção do Lar do Idoso em São Bento do Sul, estrutura esta que está sendo planejada para atender a região do Consórcio Quiriri.
Sem apoio do Fundam
Sobre a questão de recursos que poderiam vir através do Fundo de Apoio aos Municípios - Fundam, Silvio Dreveck foi claro a afirmar que o Governo do Estado não consegue destinar recursos através deste programa, pois o BNDS fez cortes nos valores a serem liberados.
"Do Governo do Estado a liberação de recursos viria através do Fundo Social, mas somente se o governo conseguir arrecadação para o fundo", disse Dreveck.
Já o secretário Valmir Comin disse que "daqui para frente tudo deve ser pensado em ser construído através de parcerias público privadas - ppp".
Como o prefeito Magno Bollmann enfatizou durante a reunião, "em conversas com o deputado Mauro Mariani, ocorrida em São Bento do Sul, o próprio deputado assumiu o compromisso de trazer para o projeto R$ 1 milhão através de emenda parlamentar, e ainda R$ 1 milhão do Ministério do Desenvolvimento Social, onde uma visita já foi realizada e o projeto foi encaminhado ao ministro Osmar Terra".
Os prefeitos Julio Ronconi e João Gottardi também defendem a ppp para o projeto e sua manutenção no futuro, sem gerar ônus aos municípios.
Bollmann enfatizou que a parceria público privada já acontece com este projeto, pois um empresário já teria doado uma área de 18 mil metros quadrados para o Lar do Idoso ainda em sua primeira gestão, e o projeto desenvolvido pela Amunesc já estaria pronto para execução. "Falta alinharmos os detalhes e termos o apoio quanto aos recursos para iniciarmos a obra", disse Magno.
Novas reuniões entre os prefeitos, equipes e o governo do estado deverão ocorrer para alinhar detalhes do prosseguimento do projeto para o Lar do Idoso.