Na noite de terça-feira foi realizada a Audiência Pública para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana - PlanMob de São Bento do Sul.
Contando com a presença de 80 pessoas dentre representantes do poder público, como o vice-prefeito Márcio Dreveck, representantes de diversas entidades do município, vereadores e demais presentes, a mesa técnica formada pelo secretário de Planejamento e Urbanismo de São Bento do Sul, engenheiro civil Luiz Claudio Schuves, pelos arquitetos e urbanistas também da secretaria de Planejamento e Urbanismo, Chiara M. Gurgacz Destro e Marcelo Levandowski, e pela professora da UFSC e arquiteta e urbanista Dra. Andreia Pfutzenreuter, realizou uma apresentação sobre o Plano de Mobilidade Urbana de São Bento do Sul, que está sendo desenvolvido em parceria com a Amunesc e UFSC.
Sobre a construção do plano, inclusive, Luiz Claudio Schuves apresentou um resumo do que já está sendo realizado, como os seminários que contam com a participação da sociedade organizada. Conforme explicou Schuves, cinco seminários temáticos compõe a construção do PlanMob, e cada um abordando um tema como:
Sistema viário e tráfego;
Uso e ocupação do solo;
Meio ambiente e patrimônio;
Transporte coletivo e escolar;
Transportes ativos e acessibilidade.
"Nós realizamos estes seminários e a sociedade organizada trabalhou os diversos temas contribuindo em nos trazer sugestões para o município. Foi um grande trabalho realizado que contribuiu imensamente para a construção deste Plano de Mobilidade", disse Schuves.
Dra. Andreia Pfutzenreuter disse ao público que "todos devem pensar uma São Bento diferente e refletir sobre a mobilidade urbana".
Sobre a construção do Plano de Mobilidade através da parceria com Amunesc e UFSC, Andreia disse que o objetivo é ser a primeira região de Santa Catarina e do Sul do país a possuir uma forma organizada de mobilidade, referindo-se ao fato de que o plano de mobilidade está sendo construído simultaneamente em oito municípios, e após a conclusão, a região será ainda integrada pelo município de Joinville, que já possui o PlanMob.
Participações
Após a apresentação técnica que abordou diversos temas como transporte coletivo urbano, uso de bicicletas, veículos, acessibilidade, vias, dentre outros, foi aberto espaço para as manifestações do público.
Os temas mais apresentados pelos 23 participantes que manifestaram-se foram:
Necessidade de mudança cultural nas pessoas para ocorrerem mudanças, descentralizarem o centro do município, cobrar a construção e manutenção de calçadas, melhoras no transporte coletivo, pavimentação de vias e melhoria e construção de ciclovias.
Conforme explicações da professora Dra. Andreia Pfutzenreuter, "esta foi a primeira audiência pública de algumas que ainda serão realizadas no próximo ano, pois a lei exige que as audiências ocorram", disse.