Os alunos Hilan Maahs dos Santos, Guilherme Alexandre Rank, Jeane Caroline T. Calixtro e Jaine de Jesus Pereira Simão, do 8º ano da Escola Básica Municipal Professor Newton Mendes, participam do Projeto Piloto Agente Mirim. A ação faz parte do Projeto Econsciência e é desenvolvida pela Secretaria de Educação, em parceria com a Vigilância Sanitária – Controle de Endemias.
Para participar do projeto-piloto, os alunos receberam as primeiras orientações. A capacitação foi realizada no dia 21, na Vigilância Sanitária. Entre as informações repassadas pelo diretor Nilso Cabral e a sua equipe de agentes comunitários, Cleide Adriana Dias, Flávia Regina Dums e Gabriel Neumann, estavam as formas de prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, como observar e identificar as larvas, e como realizar a captura.
Os estudantes também visitaram os pontos de armadilha e o cemitério central, onde ajudaram a eliminar os vasos com água parada. “O objetivo deste projeto-piloto é promover a capacitação para os alunos atuarem como Agentes Mirins, capacitando assim para entender e ser multiplicador na observação e conscientização, bem como eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti no ambiente escolar”, conta a secretária de Educação, Rosemari Strack Cândido.
Ao final, os participantes receberam pipetas e tubitos para coleta de larvas aos arredores da escola. “Após a coleta, eles entraram em contato com a Vigilância Sanitária”, comentou Rosemari.
O projeto conta com a parceria da professora de Ciências, Jessica Randig, que durante o ano desenvolveu várias atividades sobre a Dengue.