A Secretaria de Saúde promove neste sábado (25), a Campanha de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero. Das 8 às 16 horas, Unidades de Saúde e a Rede Feminina de Combate ao Câncer estarão abertas para a realização do exame preventivo.
Podem realizar o exame, todas as mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, principalmente aquelas com idade de 25 a 59 anos. Para isso, a mulher não pode estar menstruando, deve evitar duchas vaginais, tampões, desodorantes e cremes vaginais, e também evitar relações sexuais por dois dias antes do exame.
Para o atendimento é necessária a apresentação de um documento pessoal com foto e o cartão SUS. Caso não tenha o cartão SUS, trazer os documentos pessoais e comprovante de residência.
Cuide-se - Além da Rede Feminina de Combate ao Câncer, 18 Unidades de Saúde participam da ação: ESF 01 (Serra Alta), ESF 02 (Serra Alta - Caic), ESF 03 (Centenário), ESF 04 (Centenário), ESF 05 (Cruzeiro), ESF 06 (Cruzeiro), ESF 08 (Urca), ESF 11 (Vila São Paulo), ESF 12 (Mato Preto), Unidade de Saúde do bairro Boehmerwald, Unidade de Saúde Central, Unidade de Saúde Progresso, Unidade de Saúde 1º de Maio, Unidade de Saúde 25 de Julho, Unidade de Saúde Lençol, Unidade de Saúde Serra Alta - 10 e Unidade de Saúde Rio Vermelho Estação.
Dados - O câncer do colo do útero é o segundo câncer mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama. Também é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
Conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer do colo do útero faz 4.800 vítimas fatais e surgem 18.430 novos casos a cada ano.
O exame Papanicolau, popularmente conhecido como preventivo, identifica lesões que antecedem o câncer, permitindo o tratamento antes que a doença se desenvolva.