Na tarde desta segunda-feira, na Secretaria Municipal de Educação, ocorreu a reunião para apresentação da revisão do Plano Municipal de Educação.
A apresentação ocorreu especialmente para os vereadores do município, porém, mesmo convidando todos os vereadores, participaram somente Cesar Godoy, Claudiomar Wotroba, Daguimar Nogueira e Marco Rodrigo Redlich.
Apresentação técnica
Conforme organizado, o Plano Municipal de Educação está passando por sua primeira avaliação e monitoramento bianual obrigatória, e para tanto, uma equipe técnica formada por cinco profissionais está conduzindo os trabalhos que envolveram todas as instituições de ensino de São Bento do Sul.
Conforme comentou a secretária de Educação Rosemari Strack Cândido, "este Plano Municipal de Educação não é um plano da rede municipal de ensino, é um plano de São Bento do Sul, portanto, de todas as instituições de ensino aqui instaladas", explicou.
A Equipe técnica, formada por cinco profissionais, é composta por Cintia Becker Cordeiro, Iara Carina Dums Werlich, Karina Ivana Keil, Noeli Regina Novak dos Santos e Patrícia Popadiuck Cordova. Destas, Cintia Becker Cordeiro e Patrícia Popadiuck Cordova estiveram apresentando o relatório de 19 itens para atualização do Plano Municipal de Educação que foram sintetizadas após a participação de 56 instituições de ensino, sendo todas as 51 unidades municipais e mais 5 unidades que trabalharam o tema e indicaram as alterações ou atualizações necessárias.
Segundo a equipe técnica, o fato das alterações ou revisões ficarem concluídas somente agora se deu em virtude do MEC paralisar os trabalhos por cerca de doze meses, porém, sem prorrogar o prazo para a conclusão da revisão, que deve obrigatoriamente ser aprovada pelos vereadores ainda neste ano.
"E é justamente este prazo que nos trouxe até esta reunião. Estaremos encaminhando o projeto de revisão e alterações ao Legislativo em regime de urgência, pois teremos que aprovar o tema ainda este ano. Infelizmente dependemos das informações do MEC, e as pausas que somaram doze meses prejudicaram os trabalhos da equipe técnica", disse Rosemari.