Diferentes histórias de vida se cruzaram na manhã de sábado durante os emocionantes momentos do dia em que 249 pares realizaram o sonho, com a cerimônia de casamento comunitário. Apesar do frio da manhã, casais de Mafra aguardaram ansiosos o momento da entrada no auditório do Cine Plus Emacite para repetirem em coral o “Sim, eu aceito”, pronunciado pelo Juiz de Paz Lourival Spautz.
A ocasião registrou bonitos relatos de acontecimentos reais, como o casamento simultâneo de 4 irmãos e seus cônjuges: Izeu Gelvani Gonçalves dos Santos e Angelita Pires de Oliveira; Rosangela Aparecida dos Santos e Nestor Bilisnki; Silvane Aparecida dos Santos e Cleomar Martins Elias; e Marcos Gonçalves dos Santos e Marcela Aparecida Chupel. Também a história de Joanildo da Silva e Geane Aparecida Rodrigues, que participaram da cerimônia com o bebê Pedro, de apenas 4 dias. E ainda do aposentado Antônio Custódio, 76 anos e Eliane da Aparecida Farias, 51, que juntos somam 21 filhos.
Conforme informações do cartório, um casamento no civil custa atualmente entre R$ 340,00 e R$ 400,00, dependendo do tipo de comunicação que necessite.
Emoções
O Prefeito de Mafra, Wellington Bielecki falou da sua alegria em participar do momento. “Quantas emoções passamos juntos hoje, aqui durante a realização do tão sonhado sonho do casamento”, declarou. Agradeceu ao Oficial do Cartório, Francisco Dalla Valle Von Kossel, que com esse evento marca o início da sua trajetória em Mafra. Falou ainda dos 100 anos do município e da festa que está sendo preparada para comemorar a data. “Tenho certeza de que em cada casa dos noivos aqui presentes terá uma comemoração e assim será com Mafra, que apesar das dificuldades, também vai festejar seus 100 anos, uma data tão especial”, anunciou. Ele convidou todos os presentes para participarem dos festejos do centenário.
O Oficial do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, Jurídicas e Títulos e Documentos da Comarca de Mafra, Francisco Dalla Valle Von Kossel, disse ser esse um dia de festa e alegria. Ele referia-se não somente ao casamento coletivo, mas também aos 100 anos de Mafra e do próprio Cartório. Lembrou que o ultimo casamento coletivo que teve em Mafra foi em 2013, com 150 casais, sendo que o deste ano superou a todas as expectativas. “Para nós é extremamente gratificante este evento de hoje e estamos muito felizes em poder proporcionar às pessoas a regularização, de forma gratuita, dos anos de união e convivência”. Concluiu anunciando que outros casais que não puderam participar do casamento comunitário podem procurar o cartório para conseguir a gratuidade do casamento no civil, assegurado pela constituição.
Histórias de vida
Thaciane da Costa Bueno, estudante de 18 anos e Josenir Sacht, operador de máquina, 25 anos moram juntos há um mês e esperam um filho – gravidez de 5 meses - . Eles casaram para regularizar a situação em virtude da chegada do bebê. Disseram ser uma ótima oportunidade para quem não tem condições financeiras essa forma que a Prefeitura e o cartório ofereceram.
O casal Mayuncy Kalinski e Felipe Mülbauer, ela balconista de frios e ele vendedor se conheceram numa trilha há 1 ano e 9 meses e estão morando juntos há 5 meses. Decidiram aproveitar o casamento comunitário. Acharam uma boa ideia que deve continuar.
Joanildo da Silva e Geane Aparecida Rodrigues também aproveitaram a oportunidade e casaram-se na manhã de sábado. E com eles estava o bebê Pedro, de apenas 4 dias, acompanhado da avó Marta Silveira. Eles tem mais um filho de 1 ano e 3 meses. Estamos juntos há 3 anos e queremos continuar juntos, até a morte”, declararam.
O casal Antônio Custódio de 76 anos e Eliane da Aparecida Farias, de 51 vivem juntos há 30 anos e somam 21 filhos. E agora decidiram regularizar a situação civil. “Ainda queria casar e achei uma louca que também quis casar comigo”, brincou com a esposa Eliane.