Na tarde de quinta-feira, 17, o vice-presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, Nivaldo Bogo (PMDB), acompanhado dos membros do Circulo dos Italianos – Trentini, de São Bento do Sul, recepcionaram a comitiva vinda da Itália, da Associação Trentini Nel Mondo. O diretor da Fundação Cultural Marcio Brosowsky, neste ato, representou o prefeito Magno Bollmann.
A Associação Trentini Nel Mundo, foi fundada em 1957, com o objetivo de proporcionar solidariedade social como ferramenta de agregação e assistência aos migrantes trentinos e a seus descendentes. Os membros fundadores, incluem a Câmara de Comércio, a Fundação de Solidariedade Solidária, o ACLI, o Banco de Poupança de Trento – Rovereto, e a Federação de Cooperação do Trentino. Suas linhas de política e programação, são estabelecidas por um Conselho de Administração, eleito a cada 3 anos, utilizando o trabalho de uma Diretoria Executiva e gerenciado por um diretor, que coordena todas as atividades, auxiliado, por uma equipe profissional.
A Associação está presente em vinte e quatro países, com mais de duzentos círculos, nascidos do amor dos emigrantes para com suas terras. “Os Circulos Trentini são inteiramente geridos por voluntários, e realizam atividades voltadas para a agregação dos Trentinis e em memória do Trentino. Proporcionamos verdadeiras articulações sociais e culturais, na vida das comunidades locais e no exterior. Uma rede consolidada de pessoas que usam seu tempo para servir a comunidade”, explicou o presidente da Associação, Alberto Tafner.
A comitiva é formada pelo presidente da Associação Trentini Nel Mondo, Alberto Tafner; pelo diretor da Associação, Francesco Bocchetti; pelo conselheiro da Associação, Paolo Rossi e pelo professor da Universidade de Trento, Andrea Leonardi. A coordenadora geral dos Círculos Italianos Trentinos do Brasil, Iracema Moser Cani e o coordenador Regional, Giuliano Sávio Berti acompanharam a comitiva em vista à São Bento do Sul. É a primeira vez que a comitiva da Associação Trentini Nel Mondo visita o município São-bentense.
Para o vereador Nivaldo Bogo, a visita da comitiva, proporcionou uma troca de experiência engrandecedora. “Eu tenho origem italiana. Quando eu era criança, não falava o idioma Português, só o italiano. Com o passar dos anos, sem a prática contínua, acaba-se, esquecendo o idioma. Hoje, pude arranhar algumas palavras e, no final da visita, já estava me entrosando e entendendo perfeitamente o assunto em comento. Sem dúvida, a comitiva sai de nossa cidade, com uma imagem totalmente positiva de nossa gente. O povo de São Bento do Sul é extremamente acolhedor e aguerrido. Nossa cidade é conhecida não somente pela música e folclore, mas também, pelo povo trabalhador e honesto”, comentou Bogo. “O grupo não prega apenas o resgate das origens italianas, mas também, valores fundamentais para uma sociedade mais justa e íntegra. O grupo zela por uma vivência em plenitude com o bem mais importante de todos, que é a família”, finalizou Bogo.