O Museu Municipal Dr Felippe Maria Wolff terá, nos próximos dias, mais alguns itens em seu acervo para apreciação dos visitantes. Entre eles estão medalhas, documentos, fotografias e quadros do ex-expedicionário são-bentense, Joaquim Moura, o “Seu Quinzinho”, falecido em março deste ano.
Segundo o presidente da Fundação Cultural, Márcio Brosowsky, a senhora Jacira Moura Wernke, em nome da família, entrou em contato com o coordenador do Museu, Valentin Rafael Wolff Celeski, para a doação dos itens que inclui, ainda, um termo de indulgência papal dado aos soldados que foram para a 2ª Guerra Mundial e jornais contando a trajetória do são bentense. “Após o contato fomos na residência da dona Jacira, onde foi feito um termo de doação do material. Agora, os itens serão catalogados no acervo do Museu”, conta Márcio.
O material poderá ser visitado durante uma exposição programada para o dia 28 de agosto, quando se comemora o Dia do Soldado. “A partir desta data a comunidade terá acesso a essa inestimável história no espaço do Museu Municipal”, comentou o presidente.
Joaquim Moura - Nascido em 29 de fevereiro de 1920, Joaquim Moura, o “Seu Quinzinho”, foi escalado em 1944 pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) para viajar até a Europa, onde permaneceu no Depósito de Pessoal da FEB, local onde os soldados ficavam de reserva para serem chamados em caso de necessidade na Segunda Guerra Mundial.