Um atraso ocorrido no envio de exames realizados nas aves que seriam soltas em São Bento do Sul na manhã desta terça-feira (1) acabou ocasionando a transferência da soltura para a quinta-feira, dia 10 de agosto.
Conforme comentou o biólogo e diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Marcelo Hubl, que está no CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) localizado no Parque Florestal Rio Vermelho em Florianópolis anilhando as aves, "o atraso ocorreu porque o envio dos resultados dos exames das aves que vem de um laboratório da cidade de Maringá-PR, atrasaram. Com isso a Associação R3 ANIMAL remarcou a data da soltura das aves para a quinta-feira, dia 10", explicou.
A soltura será no Parque Natural das Aves, local escolhido pelo alto nível de conservação e por existirem tratadores externos, que facilitam a reintrodução das aves na natureza. Após a soltura o Biólogo Marcelo Hübel continuará com a atividade monitorando o local e as aves, emitindo relatório de acompanhamento.
Serão soltas no parque as seguintes aves:
2 Turdus flavipes – sabiá-preta
4 Turdus albicollis – sabiá-coleira
1 Turdus rufiventris – sabiá-laranjeira
2 Turdus amaurochalinus – sabiá-poca
1 Saltator similis – trinca-ferro
1 Chiroxiphia caudata – tangará-dançarino
2 Sporophila caurelescens - coleirinho
2 Sporophila angolensis – curió -
1 Spinus magellanicus - pintassilgo
1 Tangara seledon – saíra-sete-cores
1 Tachyphonus coronatus – tié-preto
14 Ramphsastos dicilorus – tucano-de-bico-verde