Na quinta-feira (27), a equipe de basquete masculino retornou dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que ocorreu na cidade de Caçador. Na competição, os atletas disputaram três jogos, tendo uma vitória e duas derrotas.
Na chave B, onde haviam apenas três equipes, a ASBB/FMD – São Bento do Sul garantiu a vaga para a segunda fase na estreia quando venceu São José pelo placar de 24 x 79, em jogo ocorrido no domingo (23).
Na segunda-feira (24) a equipe conheceu sua primeira derrota diante de Joinville pelo placar de 28 x 73.
Nas quartas de final veio a segunda derrota diante de Itajaí pelo placar de 74 x 57, causando a eliminação definitiva do evento. “Voltamos campeões”, comenta orgulhoso o professor Ismael Rodrigues Conde, treinador da equipe. “Pode parecer conversa de perdedor, mas pelo contrário, são circunstâncias que envolvem a vida no esporte. Nossa equipe é inteiramente composta por garotos daqui de nossa cidade, prata da casa. Alguns jogam basquete desde os 10 anos de idade. Todos os atletas ainda com idade inferior ao limite do evento (16 ou 17 anos) e apenas 1 no limite da idade. Infelizmente, não tivemos muita sorte, uma vez que em nosso caminho estava Joinville com um grande número de atletas contratados, inclusive um nosso, e Itajaí que juntou atletas de três cidades para compor sua equipe”, falou Ismael.
“Porém, nós fomos “campeões” em amizade, disciplina, garra, esforço, enfim, os meninos estão de parabéns pelo que apresentaram dentro e fora de quadra em Caçador. Enquanto muitos adolescentes não conseguem conviver em grupo, suando a camisa para ter uma rotina regrada e saudável, preferindo o comodismo de viagens, diversões, o isolamento em seus aparelhos celulares e games ou mesmo perdendo-se em vícios e andando com más companhias, minha equipe estava unida em defender as cores de São Bento do Sul”, elogiou o treinador. “Quando conseguirmos fazer algum tipo de investimento para reforçar nossas equipes, sem perder os valores que desenvolvemos aqui, poderemos buscar uma medalha. Enquanto isso, ganhamos caráter e futuros homens de bem”, conclui.
Estiveram em quadra e suas respectivas pontuações: Caio Salomon (6/0/1), Guilherme Möller Bueno (27/6/17), Guilherme Pykocz (1/2/6), Hansel Dal Bó Hlawatsch (20/12/23), Henrique Rates Dias (6/0/0), João Pedro Kahlow (8/0/3), Luis Felipe Dums (5/2/2), Max Tascheck e Rafael de Souza (6/4/5).
A classificação final da competição ficou:
1º - Joinville
2º - Florianópolis
3º - Jaraguá do Sul
4º - Itajaí
5º - Concórdia
6º - Videira
7º - São Bento do Sul
8º - Criciúma
9º - Rio do Sul
10º - São Joaquim
11º - Chapecó
12º - Caçador
13º - São José
Na sequência, a equipe treina para o returno do Estadual Sub 17 com jogos programados para os dias 19, 20 e 25 de agosto, em São Bento do Sul, e para OLESC – Fase Estadual, que acontecerá em outubro na cidade de Rio do Sul.