A Escola APAE, em parceria com a Associação Nintai e FMD, participou no final de semana, em Itajaí, do Festival Judô Para Todos. A competição reuniu atletas de estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com deficiências como síndrome de Down, mobilidade reduzida (PC), cadeirantes e deficientes intelectuais. Representaram o município, 9 atletas.
Os judocas são-bentenses Herberto John e Franciele Nazarkevicz foram os campeões. Marco Ptaszeckz e Jaqueline Semam, vice-campeões, e, em terceiro lugar os atletas Edson Bairros Schutz, Elizana Damaris Lima de Freitas, Elton Okopny, Eneias Barbosa de Lima e Everson da Rocha.
O professor do projeto, Luciano Weidner, comenta que a competição foi uma ótima demonstração de inclusão no esporte, tendo atletas de São Paulo e Rio de Janeiro que já participaram de competições a nível mundial lutando com nossos atletas. “Foi um evento emocionante, com ginásio cheio, com todos aplaudindo muito a força de vontade dos atletas”, disse.
Auxiliam no projeto também a professora de Educação Física, Daniela Ludwinsky, e o estagiário, Victor Mendes.