O prefeito em exercício Márcio Dreveck retorna nesta sexta-feira (14) às funções de vice-prefeito, secretário de Obras e secretário de Agricultura e Meio Ambiente.
Sobre os dez dias em que permaneceu à frente do Executivo Municipal, Márcio destacou que tudo transcorreu muito bem, com toda a equipe alinhada, e que devolve a caneta ao prefeito Magno Bollmann sem deixar trabalhos acumulados sobre a mesa.
Márcio destacou algumas ações destes dez dias de governo, onde além de atuar no gabinete, também circulou por diversas áreas da administração.
Saúde - Conforme comentou, Márcio sentiu uma boa receptividade por parte dos servidores nas visitas às Unidades de Saúde. "Foi muito positivo ouvir os anseios dos servidores desta área que é uma das mais importantes na administração. Eu senti que os profissionais da saúde sentiram-se de certa forma prestigiados com a nossa visita e com as conversas que tivemos", disse.
Mas não foram só os servidores da saúde que foram ouvidos, conforme comentou Márcio, "ouvimos também o que os pacientes tem a dizer, e é fundamental ouvirmos a comunidade paras que possamos sempre buscar o melhor atendimento e proporcionar um serviço melhor à todos", concluiu.
Assistência Social - Sobre a Assistência Social, Márcio disse que é uma área com complexidades diversas, e destaca uma melhora significativa no atendimento à comunidade.
"Conversando com as equipes da Assistência Social pude perceber que o pessoal está contente com o que está acontecendo. As mudanças estão sendo positivas, e estamos sempre buscando ideias e sugestões para melhorias em alguns setores. Outro aspecto que verificamos foi que mesmo reduzindo o quadro de pessoal, o ritmo dos trabalhos continua o mesmo, não prejudicando o atendimento à comunidade", analisou.
Outro ponto tratado dentro desta pasta foi um ofício enviado ao Secretário de Estado da Assistência Social, Vamir Comin, e ao Deputado Silvio Dreveck, presidente da ALESC. "Neste ofício nós pleiteamos com mais intensidade uma atenção especial do governo quanto ao envio de recursos para que possamos construir um Lar do Idoso e proporcionar um atendimento de maior qualidade à terceira idade", explicou Márcio.
Administração - Sobre a administração como um todo, Márcio comentou que "como tivemos a oportunidade de permanecer por mais tempo nestes dez dias dentro do prédio da administração, foi possível um contato mais próximo com a equipe, e percebemos que há um bom entrosamento em aspectos gerais. O fato de termos uma grande parcela de profissionais efetivos inserida nos cargos de confiança ajudou muito para que os trabalhos prosseguissem sem dificuldades, pois todos já estão entrosados. Há alguns pontos que precisam ser melhorados, surgiram novas demandas, e tudo isso já repassamos aos responsáveis de cada área para que esses detalhes sejam ajustados com o objetivo de proporcionar um melhor atendimento e agilidade nos serviços aos contribuintes do município", disse.
Obras e Agricultura - Sobre o andamento dos trabalhos nas secretarias de Obras e Agricultura e Meio Ambiente, onde Márcio é o secretário, mas por assumir o Executivo permaneceu fora das pastas por estes dez dias, a análise foi muito positiva.
Conforme explicou, nestes setores a equipe já trabalha com um planejamento organizado para execução dos serviços, sempre planejando-se para 30 a 60 dias de programação.
"A Equipe atuou muito bem na minha ausência. Claro que eu acompanhei à distância, e o Paulo Zwifka com o Alisson Hastreiter conduziram muito bem a equipe nesse período", disse.
Márcio também destacou outro aspecto que contribuiu muito para o bom andamento dos trabalhos: a condição climática. "Foram dez dias de sol que contribuíram para que os trabalhos pudessem ser realizados com sucesso", finalizou.
Destaques dos 10 dias - Para Márcio Dreveck, este foi um período muito importante para o município.
Conforme explicou, como prefeito em exercício Márcio teve a oportunidade de participar de alguns projetos e ações de grande importância.
O grande evento realizado no gabinete do prefeito onde o Secretário de Estado do Turismo Leonel Pavan assinou o repasse de R$ 230 mil para o turismo regional, evento este que contou com prefeitos dos municípios que integram a região do Quiriri e dezenas de autoridades.
Participação na Assembleia de prefeitos da AMUNESC, onde uma pauta de grande relevância administrativa foi votada.
Projeto para valorizar os micro e pequenos empreendedores no município.
Projeto que incentiva os micro e pequenos empreendedores do município para que tenham a oportunidade de prestarem seus serviços à Prefeitura e proporcionarem com que a economia no município se fortaleça. "Esse projeto é muito interessante, pois irá estimular os empreendedores a procurarem a Prefeitura para prestarem seus serviços", disse.
Outro projeto mencionado por Márcio foi o projeto de repasse para a UTI. "Como prefeito em exercício tive a oportunidade de trabalhar neste projeto onde regularizamos o repasse à UTI para contribuir com a manutenção deste importante setor do hospital. Na minha opinião esta foi uma importante conquista para o município", comentou.
E por fim, o prefeito em exercício destacou o projeto encaminhado à Câmara de Vereadores que nomina o ginásio de esportes da EBM Aracy Hansen. "Neste projeto iremos dar o nome de Ginásio de Esportes Luis Henrique Berkenbrock, homenageando este atleta que fez parte da equipe de natação de São Bento do Sul e faleceu precocemente em outubro do ano passado. Será uma bela homenagem ao atleta e todos seus familiares e desportistas do município".
Experiência - Quanto à experiência de assumir como prefeito em exercício, Márcio ainda brincou: "Muitos me perguntaram se a caneta tinha tinta, eu respondi que tinha tinta normal".
Como a gestão é realizada a quatro mãos, e Márcio vem participando ativamente das decisões com o prefeito Magno Bollmann, não ouve nenhum tipo de ruptura no ritmo dos trabalhos. "O prefeito Magno retorna nesta sexta e prosseguirá normalmente com os trabalhos, sem nada acumulado, pois as ações continuaram fluindo normalmente devido ao nosso trabalho a quatro mãos e ao ótimo entrosamento de toda a equipe", concluiu.
E como balanço Márcio ainda destacou que "nestes dez dias eu tive uma oportunidade clara de entender e distinguir as funções de secretários e do prefeito. São atividades muito distintas, pois como prefeito tratamos de questões mais burocráticas, muito diference do que tratamos no dia-a-dia como secretário. Com certeza este período contribuiu muito para o meu currículo, pois hoje tenho uma visão bem mais clara de como é realmente conduzir uma cidade, e acho que isso vem realmente contribuir para que possamos desenvolver um papel em todas as áreas do município.
Foi uma experiência muito positiva, e agradeço a toda equipe, pois todos são muito comprometidos com o trabalho, e realmente vestem a camisa pelo município", finalizou Márcio.