Nelci Terezinha Seibel (Volta ao Mundo)
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Visitas à Usina do Piraí
Neste sábado (8.7), a Usina Hidrelétrica do Piraí estará aberta à visitação, das 14 às 17 horas. Na Estrada do Salto 1, ao pé da cachoeira do Piraí, área rural de Joinville, a usina foi a primeira construída em Santa Catarina, em 1908, e é uma das únicas do Estado a gerar energia ininterruptamente. No passeio, além de contemplar a beleza exuberante da região, o visitante poderá conhecer o sistema de funcionamento da hidrelétrica e a integração existente entre o meio ambiente e a tecnologia. A entrada é gratuita e o acesso é feito em grupos de 15 pessoas (acima de 15 anos), acompanhados por técnicos da Celesc, Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, Bombeiros Voluntários e Grupo de Expedições Cachorro do Mato.
Entre fios e tramas
Trata-se de uma exposição de tecelagem na Casa da Cultura de Joinville, de 28 de junho a 7 de agosto, com trabalhos produzidos por alunos do curso de tecelagem, da Escola de Artes Fritz Alt. O desafio dos alunos é desenvolver a arte têxtil, combinando criatividade e a técnica dos teares, para produzir peças com resíduos de materiais como retalhos de tecido, barbantes, sacolas plásticas e palha de bananeira. Visitas de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas, na Galeria de Arte Victor Kursancew, Casa da Cultura, com entrada gratuita.
Integração da Faixa de Fronteira
A Câmara Temática de Assuntos Internacionais, ligada ao Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira entre Santa Catarina e Argentina, realizou seu primeiro encontro de trabalho no dia 5 de julho, em Chapecó. Criada neste ano a Câmara é coordenada pelo joinvilense Edson Busch Machado e pela professora Rosa Madruga Pinheiro, com o objetivo de assessorar os governos do Estado de Santa Catarina e da Província argentina de Misiones nas áreas de educação, saúde, turismo, cultura e esporte, infraestrutura e logística, controle e segurança, desenvolvimento econômico, desenvolvimento socioambiental, agricultura, pecuária e pesca, e assim facilitar acessos e comunicação entre os povos vizinhos.
Grupo TREND no FESTURIS
Referência no turismo nacional e internacional, o Grupo TREND confirmou seu retorno ao FESTURIS Gramado,após dois anos ausente. Com portfólio que compreende mais de 150 mil hotéis no Brasil e no mundo, a empresa também oferece produtos de lazer nacional e internacional, locação de carros, receptivo, marítimo, eventos, feiras e seguro-viagem.
Festa Nacional do Moranguinho
Com número de visitantesvárias vezes maior que a população do município, Bom Princípio – RS (minha terra) realiza de 7 a 24 de setembro a 17ª edição da Festa Nacional do Moranguinho. A festa é realizada no Parque Municipal, centro da cidade, cuja entrada se dá por um pórtico em forma de um enorme morango. Dezenas de deliciosas receitas estarão ao dispor do público durante a festa, tais como cucas, bolos, tortas, pasteis entre outros e até cerveja. O evento é uma alusão à larga produção de morangos na região, divulgação e comercialização do produto. Bom Princípio situa-se a 70 km de Porto Alegre, em direção a Serra Gaúcha.
Encontro de países de língua portuguesa
Durante o 12º Festival das cataratas, realizado semana passada em Foz do Iguaçu – PR, o ministro do Turismo, Marx Beltrão liderou a IX Reunião de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nove países estiveram representados: Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O objetivo foi a elaboração de um Plano Estratégico de Cooperação em Turismo e assinar a Declaração de Foz do Iguaçu destinada ao desenvolvimento do turismo dos países envolvidos.