Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Multidão de fiéis acompanha posse de Dom Francisco como novo Bispo da Diocese de Joinville

Mais de cinco mil pessoas estiveram na Catedral Diocesana neste sábado para conhecer o novo líder da Igreja para 18 cidades do Norte de SC

Segunda, 26 de junho de 2017

 

Clique para ampliar
Dom Francisco Carlos Bach tomou posse como Bispo da Diocese de Joinville diante de uma multidão de cinco mil pessoas Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
 

- Irmãos e irmãs em Cristo, por graça de Deus e designação da Sé Apostólica, a partir deste momento, Dom Francisco Carlos Bach é o novo pastor da Igreja de Joinville

A mensagem proferida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, às 15h29 deste sábado (24), na Catedral Diocesana São Francisco Xavier, pôs fim a uma espera de quase um ano aos fiéis da Diocese de Joinville. Dom Francisco recebeu a missão, em abril, por decisão do vaticano, e tomou posse diante de uma multidão de cerca de cinco mil pessoas, formada por líderes religiosos, sua família e a comunidade católica.

Dom Francisco foi designado para ocupar o lugar deixado pelo Bispo Dom Irineu Roque Scherer, que faleceu no dia 2 de julho de 2016, após liderar por nove anos a Diocese de Joinville. A missão dele a partir desta data é representar a Diocese que compreende 18 municípios do Norte Catarinense, que tem 65 paróquias e quase 500 capelas.

A celebração teve início às 15h, quando, o agora 5º Bispo Diocesano de Joinville, chegou à catedral ovacionado pelos fiéis e se ajoelhou diante do santíssimo. Na sequência, o Chanceler da Cúria Diocesana de Joinville, Monsenhor José Chafi Francisco, fez a leitura do mandato apostólico com a nomeação do Bispo eleito. O ato de posse foi concluído com a mensagem do Arcebispo de Florianópolis e a assinatura do documento em meio a aplausos de pé.

Nascido em Ponta Grossa (PR) no dia 4 de maio de 1954, Dom Francisco foi ordenado sacerdote por Dom Geraldo Micheletto Pellanda no dia 3 de dezembro de 1977 e incardinado na Diocese de Ponta Grossa. No ano de 2005 foi nomeado Bispo pelo Papa Bento XVI e passou pelas dioceses de Toledo (PR) e São José dos Pinhas (PR), antes de vir para Joinville.

Saudações ao novo Bispo

O padre Jorge Oczkovski, Pároco da Catedral Diocesana de Joinville, foi o primeiro a desejar boas vindas ao novo líder da Igreja, em Joinville. Em saudação ao Bispo, ele destacou que a partir deste sábado, o novo Bispo ganha um espaço no coração da comunidade católica joinvilense. O ex-administrador Diocesano de Joinville, padre Adenir José Ronchi, endossou as palavras e disse que Dom Francisco representa `um presente bem vindo e um futuro esperançoso¿ para os rumos da Diocese.

  

Clique para ampliar
Prefeito de Joinville, Udo Döhler fez a entrega, de forma simbólica, da chave da cidade ao novo Bispo Dom Francisco Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
 

Convidado a acolher o Bispo em nome dos prefeitos das cidades que fazem parte da Diocese de Joinville, o prefeito de Joinville, Udo Döhler, deu boas vindas ao líder religioso e destacou a importância da Igreja para a recuperação dos valores essenciais e o fortalecimento do caráter do ser humano, em um momento em que a sociedade convive com `conflitos preocupantes, que arranham valores éticos, morais e cívicos¿. Ao término de sua fala, às 15h56, o político entregou, de forma simbólica, a chave da cidade ao novo Bispo.

  • - Os fundamentos da igreja, a oração e os princípios da família precisam ser resgatados e essa é a missão de todos nós. Dom Francisco, seja bem vindo a nossa diocese, que está em suas mãos abençoadas por Deus - disse Döhler ao entregar a chave.

Também prestaram homenagem a Dom Francisco, o Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, o Bispo Diocesano de Tubarão e Presidente do Regional Sul 4 a CNBB, Dom Francisco Salm, o pastor Inácio Lemke, Pastor Sinodal a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e o padre Dúlcio de Araújo, representante do Presbitério Diocesano de Joinville.

  • - Bendito seja o teu sim, desejamos que seja um bom pastor, sem esquecer principalmente dos mais pobres e menos favorecidos. Precisamos de seu apoio de pai e de amigo - pediu o padre a Dom Francisco.

Dom Francisco fala pela primeira vez como Bispo da Diocese de Joinville

No momento seguinte, às 16h09, os mais de 130 padres que compõem a Diocese de Joinville fizeram um juramento de obediência e respeito ao novo Bispo. No minuto seguinte, Dom Francisco Carlos Bach falou pela primeira vez diante dos milhares de fiéis que o acompanhavam.

  

Clique para ampliar
Igreja estima que mais de cinco mil pessoas acompanharam a cerimônia na Catedral Diocesana de Joinville Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
 

Em suas primeiras palavras, ganhou a simpatia dos presentes ao brincar que iria torcer para `conseguir fazer ao menos 1% de tudo o que foi solicitado¿ nas saudações anteriores. Para, na sequência, se dirigir aos presbiterianos e reafirmar seu compromisso com a Diocese e seus seguidores.

  • - Comprometo a dar o melhor de mim para construirmos uma unidade com respeito e colaboração mútua, trabalhando em prol a Igreja e do Senhor - afirmou.

Em sua primeira homilia, realizada por volta das 16h40, ele apresentou ainda três ideias fundamentais: unidade de toda a Igreja, a paz celebrada pelo pastoreio e o comprometimento, assumido pelo bispo, de todo o clero, de todos os religiosos, seminaristas e pastorais.

http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2017/06/multidao-de-fieis-acompanha-posse-de-dom-francisco-como-novo-bispo-da-diocese-de-joinville-9824510.html



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA