Na terça e quarta-feira, Rio Negrinho sediou a IX Conferência Municipal de Assistência Social, este ano com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento ocorre na Sociedade Musical e é promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS e Secretaria de Assistência Social.
Na abertura do evento, o prefeito Julio Ronconi destacou a importância do trabalho desempenhado pelos profissionais da Assistência Social. “Encontramos frequentemente na cidade, muitas pessoas que vêm pedir cestas básicas, além de questões de saúde e emprego. E muitas vezes encaminhamos para a Assistência Social, que faz um levantamento da situação socioeconômica das famílias. E realmente é ali que a Administração Pública acaba enxergando a realidade do nosso município”, destacou.
Segundo Julio, o objetivo da Conferência, além da eleição dos delegados para a Conferência Estadual, é reunir e debater a situação econômica e social do nosso município. “O trabalho com o tema e os eixos que estão sendo expostos é fundamental para que tenhamos um norte em nosso trabalho”, disse. Segundo o prefeito, temos que começar a pensar de forma diferente, achar soluções para os problemas e, principalmente, envolver a sociedade para que as pessoas produzam para si próprias.
O vice-prefeito Roberto Albuquerque parabenizou todos os funcionários da Assistência Social que desempenham um grande trabalho e vestem a camisa. “A Assistência Social, assim como a Saúde, mexe com a vida das pessoas, principalmente daqueles mais carentes que dependem. Só a gente estando no dia a dia para saber da importância e necessidade”, comentou Albuquerque. Segundo o vice-prefeito, são muito importantes os eixos que estão sendo discutidos e a participação da sociedade civil na Conferência. A secretária de Assistência Social Giseli Ruckl Anton ressaltou a importância da conferência, para que sejam definidas as políticas públicas voltadas ao setor.
O presidente do CMAS, Hélio Padilha, definiu que o evento, realizado de forma democrática, serve para discutir, avaliar e propor as melhorias necessárias para a política de assistência social de Rio Negrinho, e assim, poder contribuir para a construção da cidadania e do enfrentamento das desigualdades sociais do município.
A IX Conferência trabalhou quatro eixos:
EIXO 1: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.
EIXO 2: Gestão Democrática e Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS.
EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.
EIXO 4- A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.