A Epagri, com apoio da prefeitura de São Bento do Sul e Planorte Água e Solo, promoveu, no dia 25 de maio, uma oficina de solos voltada ao Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). O objetivo do evento foi mobilizar os produtores de hortaliças sobre a importância do SPDH, especialmente o enriquecimento do solo que esse sistema proporciona. Participaram também agricultores dos municípios de Rio Negrinho e de Campo Alegre.
A oficina foi ministrada pelo engenheiro-agrônomo da Epagri de Florianópolis Marcelo Zanella, referência em SPDH em Santa Catarina. O conteúdo teórico abordou o conceito de SPDH, a implantação e a consolidação do sistema. Na fase prática foi realizado o tombamento da palhada com o tronco e posterior uso de máquina de plantio direto para o plantio de hortaliças.
“Com a adesão do SPDH há um acúmulo de palhada no solo, que consequentemente se transforma em matéria orgânica. Esse material funciona como proteção contra a desestruturação e consequente erosão ou perda da qualidade do solo, além de outras vantagens, como: não revolvimento do solo, diminuição de mão de obra, redução da aplicação de insumos e o aumento de produtividade das hortaliças”, explica Zanella. Ele também lembra que o SPDH surgiu como uma opção para o desenvolvimento da produção de hortaliças menos impactantes ao ambiente, uma vez que prioriza a viabilidade econômica e sustentabilidade ambiental.
Ao final do evento os produtores de hortaliças puderam avaliar, na prática, os benefícios da aplicação do SPDH. “A oficina foi maravilhosa, aprendemos muito e vamos mudar a forma de trabalhar: vamos adotar a prática do SPDH”, afirmou a agricultora Clara Lucia Panstein.
O evento contou com a presença dos gerentes regionais do Planalto Norte dos municípios de Mafra e Canoinhas, engenheiros-agrônomos Bernadete Grein e Donnato João Noernberg. Na oportunidade, Donnato palestrou sobre as diretrizes do Programa Planorte Água e Solo.
Bernadete explica que os encontros com os produtores da região são frequentes. “Assim novos interessados têm a possibilidade de participar das atividades e novas informações sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças são repassadas”.