Enquanto em várias cidades de Santa Catarina o grande volume de chuvas causou problemas e desabrigou famílias, em Rio Negrinho a situação foi tranquila, com pequena elevação no nível do rio, mas sem registrar nenhuma ocorrência. Mesmo assim, o prefeito Julio Ronconi aproveitou o momento para discutir com seu secretariado o Plano de Contingência do município, elaborado pela Defesa Civil, e que determina que ações e quais as pessoas são responsáveis em caso de enchente. Para conseguir reunir sua equipe, a reunião foi realizada logo no amanhecer, às 6 horas, na sede da Prefeitura. “Após às 7h30 alguns não poderiam, porque já tinham compromissos em suas secretarias. Por isso escolhemos este horário, que foi aprovado por todos e nos permitiu focar no assunto”, ressaltou Julio.
O Plano de Contingência de proteção e defesa civil para deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos do município estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na resposta a emergências e desastres relacionados a estes eventos naturais.
Ele foi elaborado e aprovado pelos órgãos e instituições integrantes do sistema municipal de defesa civil de Rio Negrinho, , os quais assumiram o compromisso de atuar de acordo com a competência que lhes é conferida, bem como realizar as ações para a criação e manutenção das condições necessárias ao desempenho das atividades e responsabilidades previstas no Plano. “Este é um documento de fundamental importância, pois permite sabermos quem é responsável por cada área de forma antecipada, com cada um dos envolvidos cientes do seu papel num momento de calamidade”, ressaltou o prefeito.
Para Julio, é importante que o documento seja analisado frequentemente e ele inclusive sugeriu a realização de uma simulação, para que uma conferência prática seja realizada, com o objetivo de saber a confiabilidade do Plano. “A ideia é que quando precisarmos realmente, funcione perfeitamente, que as famílias afetadas sejam atendidas da forma mais rápida possível”, destacou Julio.
Além dos órgãos da Prefeitura, o Plano envolve outras entidades civis e militares, e também clubes de serviço de Rio Negrinho. O documento conta com contato e responsabilidade de cada ator envolvido em caso de calamidade.