Nelci Terezinha Seibel (Volta ao Mundo)
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
AJL realiza Concurso de escritores mirins
A Academia Joinvilense de Letras está realizando um Concurso de Contos e Poemas, junto as escolas do ensino fundamental de Joinville. Nesta 1ª edição, 71 alunos, de 13 escolas, sob a orientação de 19 professores participam. São 35 contos, 22 memórias literárias e 14 poemas.
Os trabalhos serão lidos e julgados por uma comissão de jurados da AJL e os resultados serão apresentados no dia 17 de junho, durante a Feira do Livro, com premiação para os primeiros colocados. Os professores serão agraciados com livros dos membros da Academia. As escolas – particulares, municipais e estaduais que integraram o concurso serão visitadas para palestras, por um ou dois acadêmicos. Quem mais se empenhou neste processo foram os acadêmicos Jura Arruda, Milton Maciel (presidente), Maria Cristina Dias, Marcelo Harger e Rodrigo Bornholdt. Este trabalho (que é apenas o começo) é um grande passo rumo à formação de novos escritores.
Membros da Academia Joinvilense de Letras na Sala Mozar, Harmonia Lyra
Repercussão positiva
Jura Arruda diretor cultural da AJL disse: “Durante as trocas de e-mails, recebi uma mensagem que nos encheu, a mim e ao Milton, de alegria. Foi enviada pelo professor Paulo Sérgio Maia, da Escola Municipal Nelso de Miranda Coutinho. Compartilho abaixo:”
Olá, Jura,
Ficamos todos muito felizes com a decisão. Você não sabe a felicidade dos alunos ao saberem que estão participando!
Fizeram-me dezenas de perguntas sobre a Academia e querem saber onde fica, se podem visitar, querem conhecer escritores e a lista dos acadêmicos!
Na visão deles, é como se estivessem inseridos no universo da Academia Brasileira de Letras!
E, para mim, é como se estivessem.
O Ilan chegou a chorar. Foi um momento muito especial para todos.
Obrigado à Academia por nos propiciar essa experiência!
Admiração redobrada!
Paulo Sérgio
Impressões musicais
Criado pelos músicos Alex Reimann e Gledison Zabote, o projeto "Impressões Musicais" chega à sua sexta edição e realiza uma série de apresentações nos terminais de ônibus de Joinville. De acordo com os artistas, o trabalho tem como objetivo ampliar o espaço da música instrumental, formar plateia e preencher os espaços públicos com intervenções artísticas. O novo ciclo, com duo de acordeons, teve início dia 7 e encerra dia 19 de junho, nos dias da semana, às 15 horas e às 17 horas, e aos sábados, às 10 horas e às 11h30. Assim, se surpreenda ser recebido no seu terminal de ônibus, a qualquer hora desta semana.
Sociedade Lírica completa 95 anos
Ao completar 95 anos de dedicação às tradições e à cultura germânicas de Joinville, a Sociedade Cultural Lírica comemora a data com apresentações culturais, gastronomia e baile. O evento será realizado neste sábado (10), a partir das 20 horas.
A programação de aniversário inclui jantar com bufê do Restaurante Emmendörfer, apresentação de danças do Grupo Folclórico Windmühle; baile com animação da dupla “Sandro e Wilson”, de Pomerode; café com bolo de aniversário (tradição preservada) e sorteio de brindes.
Dia dos Namorados no Oeste
Ambientação romântica nos quartos, drinks afrodisíacos e jantares especiais fazem parte da programação do Piratuba Thermas Park Hotel, em Piratuba – SC. Pacote especial do fim de semana, 9 a 13 de junho. Saiba mais no site: www.thermaspiratubahotel.com.br/. O Hotel Renar, em Fraiburgo, também oferece condições e programação especial para o fim de semana dos namorados. Site: www.hotelrenar.com.br.
|
|
|
Florianópolis ganha primeiro trecho do Caminho de Santiago na América.
A partir de 29 de junho peregrinos poderão percorrer 21 km no sul do país e completar o caminho na Espanha para ganhar a Compostela. Para quem sempre teve vontade de percorrer o Caminho de Santiago, pode começar a aventura aqui, em Santa Catarina. É a primeira vez que um país do continente americano tem um trecho oficialmente reconhecido pelos espanhóis. O Caminho em Florianópolis foi reconhecido pela Catedral de Santiago de Compostela e oficialmente integrado ao trajeto histórico.Veja mais em: http://veja.abril.com.br/blog/modo-aviao/floripa-ganha-primeiro-trecho-do-caminho-de-santiago-na-america/.
ABAV Expo terá área de luxo
A 45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa evidenciará o turismo de luxo em 2017, com a estreia de um lounge exclusivo para a realização de networking, além de experiências personalizadas aos convidados Vips, por meio de degustações de produtos e serviços. O Lounge Turismo de Luxo ABAV / Grupo Radar & TV / D&D by Jóia Bergamo foi idealizado em conjunto com o empresário Otavio Neto, CEO do Grupo Radar & TV, como uma alternativa para apresentar de maneira lúdica as novas tendências do setor de turismo, em um ambiente que proporcione interação, vivências e oportunidades de negócios.
O projeto leva a assinatura da renomada designer de interiores Jóia Bergamo e será mobiliado e decorado por grifes do Shopping D&D.
Fórum Internacional de Turismo
Os organizadores do 11º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu - principal evento técnico científico do setor no Brasil - confirmaram a participação de dois renomados especialistas para esta edição, que será realizada de 28 a 30 de junho em Foz do Iguaçu (PR) paralelo ao Festival das Cataratas. No dia 29 de junho, Luiz Gonzaga Godói Trigo, professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade da Universidade de São Paulo (USP) e Mary Sandra Guerra Ashton, professora titular e pesquisadora na Universidade Feevale, serão responsáveis por ministrar a palestra de abertura, cujo tema será "Turismo e Cidades Criativas". Saiba mais em: www.festivaldascataratas.com.
Os 30 Povos e o Caminho das Missões
A região das Missões, área fronteiriça do Brasil, Argentina e Paraguai deu início a uma larga campanha de divulgação, do que foi um importante capítulo da história e do que sobrou e foi preservado dela. Por isso, nos dias 19 e 30 foi realizada a Assembleia dos 30 Povos, na cidade de San Ignácio Guazú, Departamento de Missiones – Paraguai, primeira redução Jesuítica-Guarani do ano 1609. Reuniu moradores, pesquisadores, religiosos, índios guarani e profissionais do turismo dos três países, para discutir os 250 anos da expulsão da Companhia de Jesus da Província Paracuária. Entre 1609 e 1768, nas áreas fronteiriças do MERCOSUL se viveu uma das mais belas experiências da humanidade. Este novo modelo fazia com que as ferramentas e os meios de produção, em vez de pertencerem a particulares, eram propriedade coletiva; as classes e o Estado foram abolidos. Os trabalhadores da indústria e da agricultura formaram uma associação livre de trabalhadores que se administrou economicamente. A economia local organizada, segundo um plano, baseou-se numa técnica aperfeiçoada. Os produtores foram repartidos segundo a regra “De cada um, segundo suas capacidades, para cada um, segundo as suas necessidades”. A ciência e as artes foram colocadas em condições suficientemente favoráveis para chegarem a seu pleno florescimento. O tema da assembleia foi “Espírito das Peregrinações nas Missões e a Posta em Valor do Caminho das Missões” foi apresentado por José Roberto de Oliveira que descreveu o sentimento dos peregrinos que percorrem atualmente os 14 dias de caminhada: saindo de São Borja, passando por Garruchos, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Lourenço, Caaró (local da morte dos Santos Missioneiros), São Miguel, São João Batista, chegando a Santo Ângelo. São 338 km pelas antigas estradas ligando as Reduções Jesuítico-Guarani do lado brasileiro. A partir de setembro começam caminhadas experimentais que interligarão a primeira Redução (San Ignácio Guazú – Paraguai - 1609) à última redução (Santo Ângelo – Brasil – 1707), passando pela Argentina e o conjunto dos povos representativos dos três países.