Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Padre Antônio Taliari

padretaliarigmail.com

Padre Antônio Taliari

Jornalista (DRT 3847/SC)

Missionário em Rondônia, estudando em Curitiba/PR


Veja mais colunas de Padre Antônio Taliari

Ascensão do Senhor

Na Ascensão do Senhor, somos chamados a viver em comunidade e a fazer discípulos missionários de Jesus na certeza de que Ele está no meio de nós.

Domingo, 28 de maio de 2017

 

Clique para ampliar
 

MENSAGEM DO EVANGELHO

          Neste, Domingo da Ascensão do Senhor, o Evangelho de Mateus 28,16-20, não narra como foi o encontro das mulheres com os discípulos missionários depois do encontro com o Ressuscitado, que o faz é Lucas. Mas este texto não deixa dúvidas de que elas foram até os Onze Apóstolos e lhes transmitiram com êxito e fielmente o recado de Jesus: “Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a galileia”, pois narra o encontro dos discípulos missionários com o Ressuscitado. É a despedida de Jesus e o início da missão dos discípulos missionários que continuam obedecendo ao Mestre e depois de adorarem, são enviados em missão na certeza de que Cristo continua vivo e atuante para sempre.

O grupo dos Onze Apóstolos foi recomposto. A prisão, condenação e morte de Jesus provocaram a dispersão, a ruptura. Os Onze Apóstolos escutaram o anúncio das mulheres e atendem ao convite de Jesus. A unidade só não é completa porque Judas, o traidor, não está mais com eles e será refeita com a inclusão de Matias. A galileia foi o lugar onde os Doze Apóstolos foram chamados e todo o anuncio começou. É lá que foi formada a primeira comunidade e é lá que aconteceu a reunificação do grupo.

Mas é na Galileia que existe a abertura ao mundo pagão e onde receberão de Jesus, a missão de levar a boa notícia do Reino de Deus a todas as nações. A Bíblia não diz qual é essa montanha e nem sua localidade geográfica com precisão, importa saber o que significa a montanha na Bíblia, seu sentido teológico. A montanha é lugar de encontro com Deus, lugar da morada de Deus.

O peregrino quando recorre a Deus olha para o alto, para os montes. E o Templo no monte Sião é a morada de Deus. O povo deve subir até Jerusalém para pedir perdão dos seus pecados. Moisés recebeu a Lei na montanha. Jesus subiu a montanha pra proclamar as bem aventuranças aos pobres e dar pleno cumprimento à Lei de Deus. Na montanha Jesus revela a Pedro, Tiago e João a sua identidade divina. E é na montanha que o Ressuscitado se encontra com os Onze Apóstolos e os envia com autoridade em missão. O Ressuscitado não se deixa tocar e nem que se aproximem dele. Ele vem com toda a potência da sua glória.

É este Jesus que os olhos dos Onze Apóstolos veem e se prostram em sinal de adoração. Este gesto litúrgico exprime a fé no Cristo Senhor. Esta expressão só ocorre duas vezes no Novo Testamento: aqui e em Mateus 14,31. Em todas as aparições do Ressuscitado o reconhecimento não é algo evidente, exige necessariamente o olhar da fé para ter a certeza de ver e crer que o Ressuscitado é o mesmo Jesus que foi crucificado. É o mandato missionário.

No Antigo Testamento os chamados vocacionais eram pessoais e tinham uma missão pessoal. A Igreja é a ‘Assembleia do Senhor’, o mandato é coletivo: “Ide”. O grupo que foi nutrido com a palavra e o corpo de Jesus recebe o mandato e a força do poder de Jesus para partir em missão por todo o mundo. Eles devem fazer discípulos missionários como são eles agora e não como eram antes quando seguiam Jesus até a entrada em Jerusalém. São discípulos missionários que transmitem a novidade da Ressurreição. Não será mais um batismo como foi o de João Batista no rio Jordão, mas o novo batismo que João Batista já anunciou. A fórmula: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” é única no Novo Testamento e exprime a fé trinitária. Mateus deve tê-la obtido dos usos comunitários do seu tempo. Com está fórmula o Cristo Ressuscitado coloca no mesmo plano as três pessoas da Santíssima Trindade. A presença de Deus no meio do seu povo percorre todo o Antigo Testamento.

No nascimento de Jesus Mateus informou que ele seria chamado de Emanuel: Deus conosco! Jesus havia dito que onde dois ou mais estiverem reunidos em seu nome, ele estará no meio deles. Jesus conclui sua missão com a mesma certeza: estará sempre com eles. O Ressuscitado não estará fora da comunidade, mas dentro, em comunhão com os seus discípulos missionários, está presente na sua Igreja, é parte vivente do seu corpo. Os discípulos missionários não estarão sozinhos, reduzidos ás suas forças: Cristo estará com eles até o fim dos tempos. Os discípulos missionários são chamados a se encontrar com o Mestre na montanha da Galileia, ter o coração no alto e os pés no chão para continuar o projeto de Jesus de continuar o Reino de Deus.

Na Ascensão do Senhor, somos chamados a viver em comunidade e a fazer discípulos missionários de Jesus na certeza de que Ele está no meio de nós. A Ascensão é a última aparição de Jesus e o início da missão dos discípulos missionários. Terminada a missão de Jesus, aqueles que o acolheram começam o se caminho. É o mesmo caminho do Filho, que dá testemunho do amor do Pai aos irmãos que ainda não o conhecem.

 Seja fiel, ofereça o Dízimo!



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA