Padre Antônio Taliari
Jornalista (DRT 3847/SC)
Missionário em Rondônia, estudando em Curitiba/PR
MENSAGEM DO EVANGELHO
Neste, Domingo da Ascensão do Senhor, o Evangelho de Mateus 28,16-20, não narra como foi o encontro das mulheres com os discípulos missionários depois do encontro com o Ressuscitado, que o faz é Lucas. Mas este texto não deixa dúvidas de que elas foram até os Onze Apóstolos e lhes transmitiram com êxito e fielmente o recado de Jesus: “Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a galileia”, pois narra o encontro dos discípulos missionários com o Ressuscitado. É a despedida de Jesus e o início da missão dos discípulos missionários que continuam obedecendo ao Mestre e depois de adorarem, são enviados em missão na certeza de que Cristo continua vivo e atuante para sempre.
O grupo dos Onze Apóstolos foi recomposto. A prisão, condenação e morte de Jesus provocaram a dispersão, a ruptura. Os Onze Apóstolos escutaram o anúncio das mulheres e atendem ao convite de Jesus. A unidade só não é completa porque Judas, o traidor, não está mais com eles e será refeita com a inclusão de Matias. A galileia foi o lugar onde os Doze Apóstolos foram chamados e todo o anuncio começou. É lá que foi formada a primeira comunidade e é lá que aconteceu a reunificação do grupo.
Mas é na Galileia que existe a abertura ao mundo pagão e onde receberão de Jesus, a missão de levar a boa notícia do Reino de Deus a todas as nações. A Bíblia não diz qual é essa montanha e nem sua localidade geográfica com precisão, importa saber o que significa a montanha na Bíblia, seu sentido teológico. A montanha é lugar de encontro com Deus, lugar da morada de Deus.
O peregrino quando recorre a Deus olha para o alto, para os montes. E o Templo no monte Sião é a morada de Deus. O povo deve subir até Jerusalém para pedir perdão dos seus pecados. Moisés recebeu a Lei na montanha. Jesus subiu a montanha pra proclamar as bem aventuranças aos pobres e dar pleno cumprimento à Lei de Deus. Na montanha Jesus revela a Pedro, Tiago e João a sua identidade divina. E é na montanha que o Ressuscitado se encontra com os Onze Apóstolos e os envia com autoridade em missão. O Ressuscitado não se deixa tocar e nem que se aproximem dele. Ele vem com toda a potência da sua glória.
É este Jesus que os olhos dos Onze Apóstolos veem e se prostram em sinal de adoração. Este gesto litúrgico exprime a fé no Cristo Senhor. Esta expressão só ocorre duas vezes no Novo Testamento: aqui e em Mateus 14,31. Em todas as aparições do Ressuscitado o reconhecimento não é algo evidente, exige necessariamente o olhar da fé para ter a certeza de ver e crer que o Ressuscitado é o mesmo Jesus que foi crucificado. É o mandato missionário.
No Antigo Testamento os chamados vocacionais eram pessoais e tinham uma missão pessoal. A Igreja é a ‘Assembleia do Senhor’, o mandato é coletivo: “Ide”. O grupo que foi nutrido com a palavra e o corpo de Jesus recebe o mandato e a força do poder de Jesus para partir em missão por todo o mundo. Eles devem fazer discípulos missionários como são eles agora e não como eram antes quando seguiam Jesus até a entrada em Jerusalém. São discípulos missionários que transmitem a novidade da Ressurreição. Não será mais um batismo como foi o de João Batista no rio Jordão, mas o novo batismo que João Batista já anunciou. A fórmula: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” é única no Novo Testamento e exprime a fé trinitária. Mateus deve tê-la obtido dos usos comunitários do seu tempo. Com está fórmula o Cristo Ressuscitado coloca no mesmo plano as três pessoas da Santíssima Trindade. A presença de Deus no meio do seu povo percorre todo o Antigo Testamento.
No nascimento de Jesus Mateus informou que ele seria chamado de Emanuel: Deus conosco! Jesus havia dito que onde dois ou mais estiverem reunidos em seu nome, ele estará no meio deles. Jesus conclui sua missão com a mesma certeza: estará sempre com eles. O Ressuscitado não estará fora da comunidade, mas dentro, em comunhão com os seus discípulos missionários, está presente na sua Igreja, é parte vivente do seu corpo. Os discípulos missionários não estarão sozinhos, reduzidos ás suas forças: Cristo estará com eles até o fim dos tempos. Os discípulos missionários são chamados a se encontrar com o Mestre na montanha da Galileia, ter o coração no alto e os pés no chão para continuar o projeto de Jesus de continuar o Reino de Deus.
Na Ascensão do Senhor, somos chamados a viver em comunidade e a fazer discípulos missionários de Jesus na certeza de que Ele está no meio de nós. A Ascensão é a última aparição de Jesus e o início da missão dos discípulos missionários. Terminada a missão de Jesus, aqueles que o acolheram começam o se caminho. É o mesmo caminho do Filho, que dá testemunho do amor do Pai aos irmãos que ainda não o conhecem.
Seja fiel, ofereça o Dízimo!