Foi desenvolvido no 5º Regimento de Carros de Combate, pelo 2º Sgt Falcão, um Trabalho de Natureza Profissional – TNP, tendo como tema uma fonte de alimentação elétrica que viabiliza a manutenção da torre da VBC CC Leopard 1 A5, independente das condições das baterias e sem necessidade de usar o motor da própria viatura para gerar energia.
O projeto iniciou-se em 2014 ao realizar o Curso de Manutenção da Torre da VBC CC Leopard 1 A5, no Centro de Instrução de Blindados, em Santa Maria – RS, com o objetivo de reduzir custos e foi concluído em 2017 com apoio do Comando do 5º RCC.
A aquisição da VBC CC Leopard 1A5 pelo Exército Brasileiro trouxe consigo a doutrina de manutenção alemã, com foco na manutenção preventiva, por este motivo, periodicamente, são feitas “revisões” onde são testados todos os sistemas da viatura, demandando grande consumo de óleo diesel e desgaste das baterias que, utilizando a Fonte de Alimentação Externa, essas demandas se tornam desnecessárias.
Este projeto reflete as tradições de pioneirismo e modernidade do Regimento Tenente Ary Rauen. Se for implementado nas Unidades Blindadas, trará maior eficiência e economia de meios para toda a cadeia logística de manutenção.
Phillipe Gomes Falcão Vilela é 2º Sgt do Quadro de Material Bélico/Manutenção de Armamento, turma de 2005. Além do CAS, possui os cursos de especialização em Mecânica de Instrumentos e Manutenção da Torre do Leopard 1 A5.