A prefeitura de Chapecó, proprietária da Arena Condá, receberá um repasse de R$ 15,5 milhões para reforma do estádio e criação de um memorial que contemple a história da Chapecoense. O prefeito Luciano Buligon e o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, reuniram-se com o presidente Michel Temer na manhã desta quinta-feira e garantiram o repasse dos valores.
O valor destinado para o governo municipal é oriundo de emendas parlamentares - verba disponibilizada aos deputados federais para destinarem a questões que julguem pertinentes. Será realizada a cobertura da Ala Leste do estádio e melhorias da Ala Sul, além da criação de um museu com a história do clube verde e branco.
Figura presente na época da tragédia com o avião da Chapecoense e que desistiu de viajar com a delegação na última hora, o prefeito Luciano Buligon destacou que o projeto tem o objetivo de guardar a memória do clube e da cidade, que completa 100 anos em 2017.
Luciano Buligon, com a camisa do Atlético Nacional, ao lado de Temer, na chegada dos corpos a Chapecó (Foto: Diego Vara/Reuters)
- Efetivamente é uma ampliação da Arena. Uma arquibancada será coberta e embaixo dessa arquibancada será criado o memorial da Chapecoense, que guarda a memória da cidade e do clube. Este projeto contempla R$ 10 milhões em 2017 e o restante em 2018. Tivemos a sinalização positiva do presidente - afirmou Buligon.
Com a confirmação do repasse, agora é possível realizar a abertura da licitação para determinar a empresa que fará as obras. A previsão é que a reforma seja concluída no final de 2018.
- Este episódio da Chapecoense trouxe a todos nós um sentimento bonito de solidariedade. Todos os deputados de outros estados liberaram partes de suas emendas para fazer frente a este desafio. Isso se tornou um valor para fazer um memorial que vai tornar imortal tudo o que aconteceu e também a história da Chapecoense. Isso que foi liberado hoje, com a autorização do presidente, é para começar já a contratação das obras - disse o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.
Presidente da Chape aprova melhorias
Maninho aprovou o repasse da verba e afirma que outras mudanças são estudadas. (Foto: Sirli Freitas/Chapecoense)
O atual mandatário da Chapecoense, Plinio David de Nes Filho, elogia a proatividade das pessoas envolvidas na busca de recursos para as melhorias no estádio. No entanto, o presidente alerta que esse valor não atingirá todas as melhorias que se pretende para o estádio, mas acredita que é uma verba representativa para o início das obras.
- É uma melhora para ser introduzida ao nosso torcedor. Esse recurso é um valor inferior às necessidades da Arena, mas já é representativo, porque é um pontapé inicial. A Chape só pode elogiar as pessoas que trabalharam nesse sentido, do início das melhorias que se pretende. Temos que ter em mente que mexer nas estruturas do estádio envolve valores orçados maiores que esse, mas se deu início - analisou.
Maninho também ressaltou a importância de eternizar as pessoas que se dedicaram ao clube e que perderam a vida na tragédia de novembro do ano passado, e também das pessoas que deram início à Chapecoense
- É importante todos esse conjunto de trabalho, pessoas que deixaram suas vidas serão relembrados constantemente neste memorial. E todos aqueles que fizeram o inicio da Chape, que resultou em chegar até aqui. Será contada toda história, como ela é - concluiu.
http://globoesporte.globo.com/sc/futebol/times/chapecoense/noticia/governo-federal-libera-r-155-mi-para-reforma-do-estadio-e-criacao-de-memorial-da-chape.ghtml