Certamente o engenheiro suíço Anatole Mallet, que viveu entre os anos de 1837 e 1919, ficaria orgulhoso se estivesse presente ao evento realizado na manhã deste domingo, na Estação Ferroviária de Rio Negrinho.
Sob o olhar de grande público e diversas autoridades da região, a velha locomotiva a vapor de 1950, invenção de Anatole Mallet, foi apresentada ao público para sua viagem inaugural.
Foi uma belíssima solenidade recheada de saudosismo e homenagens aos bons tempos quando as locomotivas a vapor percorriam os trilhos pelo país afora.
Ocasião especial - Mas todo este evento organizado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF não foi apenas para a inauguração de uma belíssima locomotiva a vapor restaurada, foi sim para a inauguração do único exemplar desta locomotiva Mallet existente na América do Sul, exemplar este do ano de 1950 que só conta com outros raros exemplares nos Estados Unidos.
Conforme explicou o voluntário da ABPF há 7 anos, Ivan José de Lima, a locomotiva Mallet foi encomendada nos anos 50 para atuar no transporte de cargas. Esta máquina puxava vagões carregados com carvão extraído das minas do município de Lauro Müller e os transportava até o porto da cidade de Laguna. "Foram décadas de trabalho até que a locomotiva ficou parada, e enfrentou até enchentes", comentou Ivan.
Já no ano de 1976 a máquina realizava somente manobras, e no início dos anos 80 ficou definitivamente parada.
Em 1993 a locomotiva foi transportada até Rio Negrinho para ser restaurada, porém, os trabalhos só iniciaram realmente no ano de 2002, e após 15 anos de muito trabalho e cooperação de todos os associados da ABPF, a velha Locomotiva Mallet da empresa BLW - The Baldwin Locomotive Works 74647, fabricada em 1950 no estado da Philadelphia - EUA, finalmente foi inaugurada, ou reinaugurada, com direito a champagne e uma viagem até Rio Natal, percorrendo 40 quilômetros durante um domingo de sol pelas paisagens da Serra do Mar e com uma programação especialmente preparada para a ocasião, que contou com dezenas de convidados passageiros para a viagem histórica.
Aliás, por falar em homenagens, a data desta viagem inaugural - 30 de abril - foi especialmente escolhida por comemorar também o dia do ferroviário.
Curiosidades - A viagem inaugural da Locomotiva Mallet contou também com uma segunda locomotiva a vapor, e as duas máquinas levaram os vagões de passageiros até Rio Natal.
Como não há trechos para manobras maiores na Estação de Rio Natal, as duas locomotivas desceram a serra de ré, atrás dos vagões, e subiram de frente, puxando todos os vagões.
Cada locomotiva possui um tanque com capacidade para 10 mil litros de água, que aquecida com o fogo intenso da caldeira da locomotiva, gera o vapor que movimenta os pistões responsáveis pelo movimento da máquina.
Há também um segundo tanque com capacidade para mais 13 mil litros de água, que serve para repor a água evaporada do tanque principal.
Quanto ao fogo na caldeira, este é abastecido com uso de lenha. São 10 metros cúbicos de roliços de eucalipto utilizados para a viagem. Aliás, o fogo já é iniciado um dia antes da locomotiva partir, pois é necessário o prévio aquecimento para ferver a água e gerar o vapor.
Passeios - Os passeios de trem entre Rio Negrinho e Rio Natal ocorrem todos os meses, confira o calendário dos próximos passeios:
21/maio
17/junho
16/julho
20/agosto
09/setembro
14 e 15/outubro
12 e 19/novembro
10 e 16/dezembro
Maiores informações poderão ser adquiridas através do site www.abpfsc.com.br/web/rionegrinho