Mais uma etapa foi concluída para início das obras de implantação da rede coletora de esgoto de São Bento do Sul. A Gerência Regional da Caixa Econômica Federal, de Joinville, aprovou na quarta-feira (26), a 6ª medição do projeto executivo. Com isso, falta apenas a aprovação do orçamento final para que a licitação seja realizada e, consequentemente, a contratação da empresa que será responsável pelos trabalhos.
Com investimentos de R$ 12 milhões a fundo perdido, ou seja, sem necessidade de devolução, a obra compreende a implantação de redes coletoras e unidades de recalque de toda a área central do município, nas sub-bacias 1 e 2 do rio São Bento. “Estamos trabalhando no término do projeto executivo, que possui todos os detalhes da obra. O projeto básico foi concluído e aprovado pelo Ministério das Cidades”, conta o diretor presidente do Samae, Fridolino Van Den Boom.
A 6ª medição consistia na entrega de 1.130 ordens de serviço, as quais detalham ponto a ponto da obra. “Cada ordem de serviço se refere a um trecho da obra que, em média, tem entre 20 e 100 metros. Essas ordens devem detalhar a profundidade da rede, quantidade de escavação, tipo e diâmetro da tubulação e demais detalhes sobre cada trecho, prevendo tudo que será necessário para implantar a obra”, explica Fridolino.
Além da aprovação, o Samae comemora também a agilidade do resultado. “Os documentos foram entregues durante reunião com a equipe da Caixa na segunda-feira, dia 24, e três dias depois já temos esse resultado positivo”, conta o Analista de Saneamento do Samae, Marco Redlich, responsável pela entrega da documentação.
Agora, a próxima etapa será a conclusão do orçamento final, que é o detalhamento do quanto custará a obra. “Esperamos entregar toda essa documentação na semana que vem. Assim que a Caixa aprovar essa nova etapa será possível iniciar os trâmites para licitação e contratação da empresa que fará a obra. O objetivo é iniciar a obra no segundo semestre deste ano”, fala Marco.