A 19ª campanha nacional de vacinação contra a Influenza deste ano começou no dia 17 de abril atendendo primeiramente indivíduos com 60 anos ou mais de idade e portadores de doenças crônicas não transmissíveis. Dando continuidade à campanha, devem comparecer a partir desta semana às salas de vacinação indivíduos que fazem parte dos grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; trabalhador de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais; professores das escolas públicas e privadas.
Balanço da vacinação
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica, foram feitas na semana passada 2134 doses de vacina contra influenza em pacientes crônicos e idosos. Na última segunda-feira, 24, inicio-se a vacinação dos outros grupos prioritários e até a manhã do dia 25 foram contabilizas mais 312 doses (totalizando 2446 abrangendo todos os grupos).
Já a vacinação contra o tétano e difteria (Dupla adulto) desde o início do mês de abril foram feitas 456 doses desta vacina, sendo que do dia 17 (lançamento da campanha) até a manhã do dia 25 foram aplicadas 324 doses.
Muitas pessoas tem ido às salas de vacinação, como é o caso de Márcio Renato Moura de Oliveira, 56 anos, militar da reserva que foi ao ESF Central para tomar a vacina contra a influenza. Márcio contou que é paciente renal crônico e, portanto a recomendação médica em receber a vacina. “Todo o ano tomo e acho importante a gente se cuidar e se prevenir”, disse. Já Veneranda dos Santos Pires de 56 anos, hipertensa, disse que não quer pegar mais gripe. “Já tive gripe forte e fiquei com tosse por três meses. Então, é necessária a vacina”.
Dia D
No dia 13 de maio é o Dia da Mobilização Nacional. Neste dia as salas de vacinas locadas nas Unidades de Saúde da Família estarão funcionando no horário das 8 às 17 horas e nos demais dias, os horários de atendimento serão os normais de cada unidade. Vale lembrar que a campanha vai até 19 de maio. A Secretaria Municipal da Saúde solicita às pessoas que tenham em mãos a carteira de vacinação a qual deve ser apresentada na unidade de saúde.
Vacina contra o tétano
Este ano, Santa Catarina lança junto à campanha de vacinação contra a influenza a intensificação da vacinação contra o tétano. Serão ofertadas vacinas contra tétano e também contra difteria para os grupos maiores de 7 anos. Já para as gestantes e puérperas haverá vacinação contra o tétano, difteria e coqueluche.
Saiba onde se vacinar – área urbana
Mafra conta com 10 salas de vacinas locadas nas Unidades de Saúde da Família:
A Secretaria Municipal de Saúde também está realizando vacinação nas localidades do interior de Mafra. Acesse a rota da campanha no site da Prefeitura - link: http://migre.me/wth4A