Foi aberta oficialmente no sábado (1) a temporada da colheita e venda do pinhão em Santa Catarina. Neste ano, os produtores estimam colher cerca de três mil toneladas da semente, número parecido com o do ano passado, como mostrou o RBS Notícias.
O produtor Dirceu Macedo sobe em até 20 pinheiros com cerca de 15 metros de altura por dia - a maioria das pinhas fica no alto. Um trabalho que exige muita prática e habilidade.
Na propriedade dele devem sair cinco mil quilos até o fim da temporada, em julho. Com o preço do quilo sendo vendido a R$ 3, ele consegue garantir a renda da família para o resto do ano.
"É juntar o dinheiro para passar o ano, porque outra renda não tem, é só o pinhão", afirma o produtor Dirceu Macedo.
Dirceu sobe em cerca de 20 pinheiros por dia (Foto: Reprodução/RBS TV)
Para ajudar no processo, os produtores têm investido na tecnologia. Este é o segundo ano que Ibelmar Oliveira Neto usa uma máquina para quebrar a pinha e separar os pinhões das falhas.
Um trabalho que antes era todo manual e demorado agora ganhou agilidade. "A gente ia levar uma semana, agora leva um dia", diz o produtor.
Temporada do pinhão começou em 1º de abril (Foto: Reprodução/RBS TV)
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2017/04/producao-de-pinhao-em-sc-deve-chegar-tres-mil-toneladas-em-2017.html