Nelci Terezinha Seibel (Volta ao Mundo)
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Pinheiro Preto na Rota da Amizade
Pinheiro Preto é um pequeno município em número de habitantes, porém conhecido pela sua colonização italiana, desde o início dedicada ao cultivo de frutas de clima temperado. Pêssegos, maçãs e uvas são ali produzidas, tanto que 50% do vinho de Santa Catarina sai deste município. O relevo acidentado e as ruas floridas da cidade remetem a uma legítima vila italiana.
Vários atrativos chamam a atenção: mas impressiona o Túnel Ferroviário, de 62m de extensão em meio às rochas. Marco histórico da Ferrovia do Contestado, construído pela Brazil Railway, em 1909. O famoso “assalto ao trem pagador”, que virou concorrido filme, se deu neste túnel.
Há também o Museu e Arquivo Histórico Pedro Lorenzzoni, a Cruz do Vaccariano, o Museu do Nono, que ostenta as primeiras pipas de vinho do município entre outros objetos. Duas vinícolas merecem ser visitadas: a Vinícola da Serra (49 3562-1249) e Vinícola Casal Piccoli ( 49 3562-1365). Saiba mais em: www.rotadaamizade.com.br.
|
NA ROTA DA TEQUILA uma cidade repleta de campos de agave azul-esverdeados leva o mesmo nome de uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo e símbolo de festa e alegria. A cidade de Tequila, no estado de Jalisco, e partes dos estados de Guanajuato, Nayarit, Michoacán e Tamaulipas formam a região do México que produz toda a tequila do mundo – Cerca de 200 milhões de litros por ano. Com isso, em 1978, foi instituída a "Denominação de Origem Tequila", determinando que qualquer bebida de agave produzida fora desta região não pode ser chamada de tequila. o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2006. Uma boa opção para explorar a região é a bordo do trem turístico Tequila Express. Partindo de Guadalajara, você pode curtir durante a viagem os mariachi ao vivo (gênero musical popular do México), danças tradicionais, visita guiada à fábrica Herradura e, claro, algumas doses de tequila.
|