Na manhã desta quinta-feira (23) mais um macaco bugio foi atropelado no município. Desta vez, o fato ocorreu na Avenida Argolo, em frente ao terreno da Loja Weihermann.
Segundo informações da Unidade de Controle de Zoonoses do Centro de Vigilância à Saúde, ao ser atropelado por volta de 11h15, a Polícia Militar foi acionada e por sua vez comunicou o Controle de Zoonoses, que se dirigiu até o local para prestar socorro ao animal, porém, este já estava em óbito.
Como há orientação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, devido a novas ocorrências de epizootias em primatas não humanos (macacos) desde o ano de 2009 entre os estados de Santa Catarina e Paraná, o animal foi recolhido e amostras foram encaminhadas para exames no laboratório em Florianópolis.
Cuidados - O médico veterinário do Centro de Zoonoses Marco Aurélio Olinisky informa que em casos onde surjam macacos, as pessoas não devem aproximar-se do animal, evitando ao máximo o contato e não o alimentar.
Nas situações em que surgir algum macaco morto ou com sinais de doença, deve-se alertar imediatamente o Centro de Zoonoses do município para que providências sejam tomadas.
O contato do Centro de Zoonoses é o telefone 3635-2228.
Vacinação - Prosseguindo com os trabalhos de aplicação das vacinas contra febre amarela, as Unidades de Saúde do município já totalizaram 2663 doses de vacina aplicadas até esta data.
Somente nos três sábados (dias 04, 11 e 18) em que houve atendimento em horário especial para vacinação, foram aplicadas 238 doses contra a febre amarela.
Segundo a responsável pela imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica,Cristiane Aparecida Jantsch Sestren, as Unidades de Saúde de todo o município prosseguem com a aplicação das vacinas nos horários habituais de atendimento.
Sábado da família - Para oportunizar as pessoas que trabalham durante a semana e não tem horários disponíveis para comparecerem às Unidades de Saúde do Município, a partir do dia 11 de março, a Unidade Central de Saúde abrirá todos os meses no sábado da família, sempre das 8 às 12 horas para vacinação de rotina.