A Secretaria de Estado da Defesa Civil vai realizar um teste em 20 municípios de Santa Catarina para verificar a eficiência de alertas meteorológicos via SMS. Para isso, foi realizada uma parceria com empresas de telefonia e disponibilizado o número 40199 para contato direto com a população. "As pessoas que residem nesses municípios irão receber uma mensagem do número 40199 sobre o serviço de alerta. O cidadão responde com o CEP que deseja ser monitorado", esclarece o secretário Rodrigo Moratelli.
Os números serão registrados numa Base de Dados de Emergência gerenciada pela ABR Telecom. O Cenad encaminhará a mensagem padrão:
"Defesa Civil Informa: Novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com o CEP de interesse".
O objetivo é iniciar uma campanha de divulgação. A pessoa que estiver dentro dos 20 municípios pilotos pode cadastrar mais de um CEP desejado. Ao realizar o cadastro, o usuário receberá a seguinte mensagem:
"Cadastro realizado com sucesso. O celular esta apto a receber alertas e recomendações de defesa civil. Para cancelar, envie SAIR e o CEP para 40199" .
A população não terá nenhuma cobrança ao receber ou enviar mensagens de texto de alertas. A secretaria de Estado da Defesa Civil e o Cenad também não terão custos. O objetivo é informar a população sobre situações eminentes de Desastres, Emergência e/ou Estado de Calamidade Pública, através de mensagens divulgadas pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD).
A implementação do serviço de alerta via SMS ocorre em duas etapas. Sendo que Santa Catarina é piloto neste projeto. Em fevereiro começa a primeira etapa de teste com os 20 municípios catarinenses. Esta fase segue por 120 dias.
Já a fase 2 ocorre após 65 dias da conclusão da fase 1. Nesta etapa será nacionalizada já com a experiência dos municípios catarinenses. O envio de alertas também ocorre por georreferenciamento, a partir das antenas de telefonia móvel.
Confira a lista dos municípios pilotos:Araranguá,Pedras Grandes, São João Batista, Ilhota, Balneário Rincão, Mirim Doce, Barra Velha, Caçador, Herval do Oeste, Itapiranga, Ponte Serrada, Maravilha, São Carlos, Arvoredo, Ponte Alta do Norte, Rio dos Cedros, Araquari, Urubici, Rio do Sul e Três Barras.