Rio Negrinho será sede, entre os dias 20 e 22 de janeiro, do Rodeio dos Campeões do MTG/SC. O torneio acontece na Fazenda Evaristo, e não contará com o apoio da Prefeitura de Rio Negrinho. O motivo é a falta de orçamento e a legalidade em apoiar o evento.
Já em seus primeiros dias de governo, Julio Ronconi recebeu a visita do patrão do CTG Amor e Tradição Gilson Stoeberl, e de representantes do MTG/SC, quando foi informado que a gestão anterior havia prometido R$ 45 mil para o evento, porém não havia encaminhado projeto de lei de repasse à Câmara de Vereadores, e sequer deixou previsão orçamentária para cumprir o que havia prometido. “Estamos iniciando nossa gestão e realizando uma série de cortes, para que possam sobrar recursos para fazer obras que a cidade necessita. Precisamos dar prioridades à Saúde e geração de emprego”, analisa o prefeito.
Julio ainda cita a Lei 13.019/2014, também conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, e que passou a vigorar nos municípios a partir de 2017. Ela impõe uma série de exigências que precisam ser cumpridas para que a Prefeitura possa destinar recursos públicos para organizações da sociedade civil. “É uma nova lei que entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2017, em que os municípios precisam seguir, não tem como escapar disso”, explica o prefeito.